A região dos Vales da Uva Goethe, participou do 6º Simpósio Catarinense de Vinhos de Altitude, organizado pelo Sebrae/SC, em parceria com a Vinhos de Altitude Produtores e Associados e a Associação dos Engenheiros Agrônomos da Serra Catarinense (ASSEA). A bióloga e secretária executiva da Progoethe, Andrea dos Santos Vargas, e a jornalista Janine Limas, representaram a associação no Painel dedicado às Indicações Geográficas, na última sexta-feira (25). “Participar do painel e apresentar os objetivos da recém formação do Fórum Catarinense de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas foi uma oportunidade incrível porque se trata de uma iniciativa e articulação imprescindível na promoção e consolidação das Indicações Geográficas de nosso estado”, ressaltou Andrea, que é vice-secretária do fórum.
O simpósio contou com a participação de especialistas, profissionais e entusiastas dos vinhos de altitude, com temas centrados no uso de novas tecnologias, métodos de cultivo e a importância da certificação. Mais de 170 pessoas, entre produtores rurais, vinicultores, empresários, profissionais da área, agrônomos, professores e estudantes participaram desta edição. “Essa é uma grande oportunidade de aprendizado, troca de experiências e o networking, além de valorizar a vitivinicultura, o enoturismo e principalmente fortalecer toda a cadeia”, disse o vice-presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/SC, Antônio Marcos Pagani de Souza.
O ponto principal do Simpósio trouxe a atualização de conhecimentos técnicos e a troca de experiências entre os profissionais do setor vitivinícola, considerado um pilar fundamental para a serra catarinense. Os debates durante o simpósio abordam os desafios da viticultura em regiões de altitude elevada, o fortalecimento da IG, concedida em 2021, e as novas tendências tecnológicas que têm transformado a produção local.
A programação técnica incluiu palestras sobre avanços tecnológicos, certificações e a integração entre vitivinicultura e enoturismo. O Sebrae, grande apoiador do setor, reforça a importância de eventos como este para impulsionar a competitividade e a sustentabilidade das vinícolas da região.” Pretendemos retomar o simpósio anualmente, porque entendemos o quanto é importante para fortalecer o setor vinícola. Sobretudo valorizar os produtores e o nosso enoturismo, que é muito forte aqui na nossa região. Então é muito gratificante e espero que ano que vem a gente consiga fazer isso”, destacou a consultora empresarial, e uma das organizadoras, Leonice Santos.
Texto: Janine Limas
Fotos: Fabiano Limas