A sul cocalense Ludimilla Fortunato representará o estado no Miss Brasil no final do próximo ano
Uma história de superação foi ressaltada na última semana quando Ludimila Rosso Moraes Fortunato, de Cocal do Sul, foi coroada aos 20 anos de idade como Missa Santa Catarina 2024. A noite que definiu a bela sul cocalense como a representante do Estado no Miss Brasil, no final do próximo ano, teve como segunda colocada a Miss Blumenau, e em terceiro a Miss Laguna.
A vida de Ludmilla nem sempre foi de passarelas e desfiles, mas podemos afirmar que houve muitas conquistas. Uma delas, talvez a principal, foi a plena recuperação após ter um trauma raquimedular ao sofrer um acidente de carro no ano de 2020 e ficar, por quase um ano, numa cadeira de rodas.
“Eu passei por um longo processo de reabilitação com fisioterapia e cirurgias. Foi um processo bem difícil e doloroso, mas que graças a Deus eu venci, dei a volta por cima e passei por um grande processo de superação. É uma grande história de vida e é por isso que hoje eu uso a minha trajetória para incentivar as outras pessoas e, é claro, também usando a minha experiência para conscientizar as pessoas acerca da importância da acessibilidade e da empatia para com os deficientes físicos. E claro, além de tudo isso, também com a minha história, eu tenho certeza que inspirei muitas pessoas a serem fortes, a superar os desafios da vida porque, com certeza, o que eu passei com a minha reabilitação e com a minha recuperação do acidente foi uma grande história de superação, de determinação de força e fé”, revelou emocionada.
O resultado de todo o processo de recuperação fez com que Ludimilla se unisse ao projeto social ‘Associação Vida Ativa’, de Criciúma, pois a entidade tem como objetivo reabilitar pessoas que sofreram ou estão passando pelo trauma raquemedular e que precisam se adaptar para voltar a conviver em sociedade. “Quero dar visibilidade para esse projeto social o qual faço parte, porque é a minha história de vida, faz parte de mim já desde 2020, então o meu grande objetivo e o grande papel que eu quero exercer sendo miss é trazer visibilidade para essa causa. Não só essa, mas para muitas outras, pois eu também desenvolvo ações no hospital, voltado às crianças da ala de câncer”, assinalou a nova Miss Santa Catarina.
A escolha como Missa Cocal do Sul
Antes de representar Cocal do Sul no Miss Santa Catarina, Ludimilla foi eleita rainha da tradicional CocalFest. “Em maio de 2022 ocorreu a escolha da corte da nona CocalFest. Eu participei junto de outras 17 candidatas e fui eleita como rainha. Naquele processo nós desfilávamos em trajes de gala, e tivemos a oportunidade de falar sobre a nossa cidade e porque gostaríamos de representá-la. Depois, participei de eventos em Cocal e passado algum tempo fui convidada por Yuri Pisecci *(CONFIRMAR O NOME)*, coordenador do concurso de Miss Santa Catarina, para ser a representante de Cocal do Sul e eu aceitei”, contou.
A recém eleita como a mulher mais bela do estado também conta que sempre gostou de desfiles, fotografia, moda e beleza. E que desde criança entre 4 e 5 anos, esteve em passarelas, fotografando para agências de moda, ou seja, sempre teve envolvida no mundo da beleza. “Esses são alguns dos fatores que me levaram a participar do concurso de Miss, além da excelente experiência. Eu sou muito ligada à minha cidade. Então a experiência também de ter sido rainha, depois eleita Miss Cocal do Sul e agora o Miss Santa Catarina 2024, é gratificante e recompensador”, avaliou Ludimilla.
Os preparativos são fundamentais para ser a dona da coroa
Questionada sobre o processo de preparação para chegar ao topo como a mais bela catarinense, a jovem conta que intensificou a rotina que é vivenciada de forma saudável. “Busquei cuidar ainda mais da alimentação e intensifiquei os treinos. Na verdade sempre tive uma rotina conciliando o trabalho, a dieta e a atividade física. Cuidei muito do meu corpo, da beleza exterior, mas também a minha saúde mental. Também ensaiei os desfiles, a postura, o comportamento. Enfim, o preparo foi um conjunto de ações que busquei e busco me dedicar ao máximo”, explicou, acrescentando que no dia do concurso, além dos desfiles em traje de gala e de banho, os jurados fizeram uma pergunta surpresa às seis finalistas.
Neste contexto também entram os caminhos que agora vão levar a sul cocalense ao Miss Brasil/2024. “Sabemos que será no final do próximo ano, mais ainda sem data definida. E, claro, agora vou dar sequência aos meus projetos sociais, como eu já fazia antes de ser miss, vou continuar me cuidando, trabalhando o corpo e a mente, pois acho que isso é o essencial. Estando bem comigo mesma, tendo o meu autocuidado para conseguir fazer um bom desfile, ter uma boa desenvoltura no Miss Brasil e representar da melhor maneira possível a minha cidade e todo o povo catarinense e ser motivo de orgulho para todos vocês”, concluiu.
Fonte: jornal Tribuna de Notícias