O setor de Atendimento Educacional Especializado da Secretaria de Educação de Içara oferece aos alunos da rede municipal de ensino o sistema braille para alfabetização. Atualmente apenas o aluno Pedro Leite Moreira Marcelino recebe a alfabetização especial na Escola Alaíde Tabalipa, no bairro Esplanada.
De acordo com a coordenadora da Educação Especial, Marlene Casagrande, o aluno vem apresentando uma evolução considerável ao longo das aulas. “Ele tem se mostrado muito dedicado, inclusive já conseguindo fazer leitura através do sistema. Não importa a dificuldade que nossos alunos apresentem, o importante é ofertar o recurso necessário para que alcance o sucesso na vida escolar e no dia a dia”, coloca.
Marlene afirma que em caso de necessidade de ampliação de atendimento a alunos com essa deficiência, o município tem totais condições e está preparado. “No próximo dia 8 é celebrado o Dia Nacional do Sistema Braille e nosso objetivo é divulgar nosso atendimento e conscientizar a população sobre a importância de políticas públicas para inclusão de pessoas cegas no sistema educacional”, conclui.
De acordo com a secretária de Educação, Gerusa Bolsoni, o município disponibiliza de equipamentos que auxiliam na alfabetização pelo sistema Braille desde 2015. “Desde então temos tido esse olhar mais atencioso para esse tipo de aluno, nesse caso especifico a questão da cegueira, nosso objetivo é nos empenhar ao máximo para atender a necessidade individual de cada aluno”, comentou.
Colaboração: Imprensa PMI