A direção de escolas da rede estadual de Içara preparou na segunda-feira, dia 11, um dia especial para a chegada, e retorno, dos alunos no primeiro dia letivo de 200 que estão por vir. Houve distribuição de picolés, sacolés, e até músicas para recepcionar os estudantes. A estimava da Secretaria de Educação de Santa Catarina é de que mais de 500 mil alunos da rede estadual retornaram às aulas em todo o Estado.
Na escola Professora Salete Scotti dos Santos, no Centro de Içara, cerca de 800 alunos do ensino médio voltaram à rotina escolar nos três períodos: manhã, tarde e noite. Um aumento próximo a 25% em comparação a 2018. E, segundo a assessora de direção, Aline da Costa Giassi, boa parte dos estudantes já compareceram no primeiro dia. Para recepcionar os estudantes, foram feitas atividades, a fim de socializá-los ao ambiente escolar. “Preparamos uma recepção bem aconchegante, com murais de boas-vindas, músicas, e também distribuímos picolés”, conta Aline.
As atividades foram parecidas na escola Antônio Colonetti, no bairro Jaqueline, para a recepção dos mais de 700 alunos matriculados, conforme a diretora Ana Paula Conti. “Foi bem legal! Nós colocamos músicas para receber os alunos; os professores se posicionaram em frente à escola, batendo palmas esperando os alunos – todos devidamente uniformizados; também colocamos um telão, passando fotos dos alunos, e deixamos os alunos depois para socializar. E também teve um lanche especial, e entrega de chupe-chupe”, comenta Ana Paula.
A escola de ensino fundamental Dimer Pizetti, no bairro Liri, também contou com a presença dos cerca de 280 estudantes matriculados. Os preparativos para a chegada dos estudantes começaram há uma semana, comentou a diretora Sonia Horácio Laureano. “Aqui no Dimer, na semana passada preparamos a formação continuada de professores, e também toda a parte da recepção dos alunos. Eles foram recebidos com músicas, murais, apresentação de professores, da programação do ano letivo, das salas de aulas. Os alunos se sentiriam bem aconchegados com o ambiente que preparemos”, assegura.
Especial Jornal Gazeta



















