Maior pólo pesqueiro do país, Santa Catarina investirá R$ 28 milhões no fortalecimento do setor. Nesta semana o Governo do Estado aprovou o repasse de recursos do SC Mais Pesca para 29 municípios entre eles Balneário Rincão. A iniciativa pioneira objetiva melhorar a infraestrutura e profissionalizar a cadeia produtiva.
Questionado sobre a viabilidade do recurso o presidente da Colônia de Pesca Z-33 de Balneário Rincão, João Picollo, disse que já existe projeto a ser encaminhado ao governo do Estado.
“Em parceria com o governo municipal e Epagri estamos desenvolvendo a proposta de filetagem e o armazenamento do pescado, e fábrica de gelo. Faltam alguns detalhes para finalizarmos e enviarmos o projeto. A verba foi anunciada e vamos buscar a aprovação para podermos oferecer melhorias aos pescadores da nossa região”, explicou Picollo.
O Programa SC Mais Pesca deve trazer uma revolução para a pesca artesanal de Santa Catarina. Os 29 municípios beneficiados recebem até R$ 1 milhão em recursos da Secretaria da Agricultura para 42 projetos de implantação ou reforma de infraestruturas de apoio ao setor pesqueiro artesanal. A expectativa é beneficiar quase 25 mil famílias de pescadores, que abrangem mais de 330 comunidades pesqueiras artesanais.
Entre as ações apoiadas estão a construção de atracadouros, trapiches, galpões para abrigo de embarcações, mercados públicos de peixe, câmaras frias de estocagem, ranchos coletivos de pesca ou aquisição de equipamentos.
Colaboração: Alexandra Cavaler