É comum as pessoas evitarem começar ou continuar um processo psicoterapêutico por conta da questão financeira, além de ser um investimento semanal. E aí te faço uma reflexão: Quanto custa sua saúde mental? Quanto custa seu bem-estar?
É certo que a psicoterapia não é um investimento “concreto”, por exemplo, não é uma bolsa que você compra para ir para uma festa e fica feliz. Tampouco é um remedinho que “apaga” e fica tudo bem depois.
Quantas coisas materiais você compra durante a semana para satisfazer desejos e vazios? A verdade é que as mudanças e transformações pessoais pelas quais as pessoas que investem num processo psicoterapêutico passam “não tem preço”.
Outra fala comum é de que “vou pagar para ficar falando dos problemas? ”, pare por aí mesmo! O psicólogo estudou no mínimo 5 anos, fez e faz um investimento em supervisões, relatórios, palestras, cursos, pós-graduação, leituras diversas e por aí vai. O profissional utiliza de técnicas e métodos de acordo com a sua abordagem teórica, por isso a psicoterapia não consiste em apenas ouvir.
O tratamento muitas vezes doí, faz você enxergar erros, e geralmente, enquanto uma questão é resolvida emergem outras tão profundas e delicadas que merecem todo cuidado e atenção, tanto quanto a queixa inicial apresentada. Por isso, a psicoterapia deve ser pensada como um investimento, geralmente de longo prazo, embora mudanças são percebidas desde as primeiras sessões.
Lembre-se: Você é seu maior investimento!
Mariana Tramontin
Psicóloga Clínica CRP 12/17310
Atendimentos em Criciúma e Içara. Telefone para contato (48) 9.9961-5458.