Quantas vezes você consulta seu celular ao longo do dia?

A era tecnológica nos possibilita ter acesso rapidamente as informações e é cada vez mais comum querermos ficar a todo tempo conectados com a internet através de smartphones. A ideia de dependência em relação ao aparelho já vem sido discutida há tempos, mas agora há um crescente número de evidências sobre as consequências nocivas desse hábito, principalmente entre os mais jovens.

O problema é quando a necessidade e o uso comum perdem lugar para o uso exagerado, levando à dependência e ao vício. Quando a falta do aparelho é motivo de tremedeiras, nervosismo, pânico! É importante perceber os sinais de que a dependência está presente.

A dependência do aparelho está mais relacionado com o tipo de uso que se faz do que com a quantidade de tempo que se passa com o aparelho. Um vendedor, por exemplo, pode passar o dia todo grudado no smartphone porque precisa dele e, quando estiver em seu momento de lazer, esquecer que pode acessar a internet por ali.

A vida social é uma das áreas que pode ser afetada pelo excesso de tecnologia, pois ao mesmo tempo em que aproxima quem está longe, ela também separa quem está perto. O encontro ou uma simples conversa começa a se tornar menos profunda no momento em que deixamos de olhar no olho do outro para conversar e passamos a dar mais atenção à notificação que chegou. Experimente viver momentos especiais sem o uso de aparelho celular e aos poucos perceberá como eles são mais intensos quando vividos sem a interferência do mesmo.

 

Dicas para quem precisa diminuir a dependência do celular

Estabeleça limites para acessar suas redes sociais

Com a popularização das redes sociais, o ato de checar o feed se tornou automático e adotamos uma postura passiva apenas esperando para absorver as novidades compartilhadas. Tente ler notícias no lugar de simplesmente passear pelo Facebook ou fale diretamente com seus amigos e pergunte sobre suas vidas, em vez de aguardar as atualizações do Instagram.

Não use o celular quando se preparar para dormir  

Experimente deixar seu celular longe de você por um período que vai do momento em que você se prepara para dormir, até um pouco depois de acordar. Não são poucos os estudos que já indicaram o efeito da exposição à luz emitida pelos celulares sobre a produção de melatonina e outros hormônios, o que pode dificultar o nosso sono. Nesse entretempo, experimente ler algum livro ou até mesmo consolidar uma rotina de planejamento e produtividade para o seu dia.

Volte a usar cadernos

O hábito de ter uma pequena caderneta para anotações cotidianas, como informações ou uma lista para o supermercado, vai te ajudar a deixar de manter tudo no bloco de notas do celular e consequentemente de ficar a todo o momento checando as redes sociais.

Seja o exemplo

Se você tem filhos ou convive com crianças e quer incentivá-las a diminuir o uso do aparelho, não adianta, você precisa dar o exemplo. Aproveite e teste algumas técnicas, como a leitura de histórias em livros físicos, e não somente em tablets; ofereça alternativas e pergunte a criança se ela prefere dedicar-se a outra atividade, como desenhar; por fim, reforce os momentos longe do celular com demonstrações de afeto e carinho.

Desative as notificações

“Você não precisa estar sempre disponível”. Exercite essa ideia e desative as notificações do seu aparelho. Muitas das notificações que recebemos são dos próprios apps que existem em nosso celular. Você pode filtrá-las e apenas deixar que notificações pessoais chamem a sua atenção, principalmente nos fins de semana.

Limpe a sua tela inicial

Muitas vezes acessamos um aplicativo sem qualquer necessidade, apenas porque ele está disponível ou porque queremos combater o tédio. Que tal organizar a tela do seu celular e deixar apenas o necessário? Outra estratégia também é utilizar mais o serviço de ‘”busca” do aparelho. Com o celular mais limpo dos apps, em vez de abri-los sem necessidade você poderá buscá-los quando for necessário.

 

Mariana Tramontin
Psicóloga Clínica CRP 12/17310
Atendimentos em Criciúma e Içara. Telefone para contato (48) 9.9961-5458.

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis