Qual sua capacidade de adiar gratificações?

Para introduzir sobre o tema gostaria de citar o livro “O teste do Marshmallow” do psicólogo Walter Mischel. O “teste” do livro consiste no seguinte: uma criança de idade pré-escolar recebe um marshmallow e uma instrução clara: “você pode comer o doce imediatamente ou esperar até 20 minutos e comer dois doces”.

O autor continuou os estudos e provou com base em décadas de pesquisa que a habilidade de adiar as gratificações é fundamental para uma vida de sucesso. Essas mesmas crianças foram avaliadas na vida adulta e aquelas que conseguiram resistir apresentavam uma maior resiliência, capacidade de lidar com estresse e haviam conquistado seus objetivos com mais eficácia.

Controle dos impulsos

O desejo de recompensas e prazeres imediatos pode ser uma armadilha em diversos aspectos da vida. Imagina que você cedesse sempre à vontade de ficar na cama quentinha nos dias de frio e não fosse trabalhar pela manhã, quais os prejuízos que isso poderia trazer?

E se você abandonasse os estudos e/ou atividade física por algo mais prazeroso e confortável como ficar no sofá vendo um filme, mexendo no celular ou sair com os amigos? Talvez no momento seja mais gratificante, mas e em longo prazo?

Por isso, treinar a impulsividade e postergar as gratificações é uma habilidade que deve ser desenvolvida para obter resultados futuros. Quanto mais capacidade você tiver de ceder aos impulsos momentâneos e retardar a satisfação em nome de benefícios maiores, com mais autocontrole e disciplinado você se torna.

“Quero! mas não posso” e “Não estou com vontade, mas preciso”

Mas CUIDADO! O excesso de autocontrole também pode ser prejudicial tornando as pessoas rígidas na sua forma de pensar e se comportar, dificultando a espontaneidade na vida e nas relações sociais

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis