Depois de ter sido lançada uma nova versão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no início do ano, este documento obrigatório para quem dirige veículos automotivos passa por outra mudança. Desta vez, o que está programado é a inserção de um código denominado como QR Code. “A novidade já estava prevista com a alteração do documento no fim do último ano. Porém, naquele momento não foi possível inserir este mecanismo”, explica o supervisor da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Içara, Saulo Costa.
O código é lido por máquinas específicas ou por aplicativos para celulares. A ideia é que ele possa servir para evitar fraudes e falsificações nas habilitações. “Ele passa a ser mais um importante dispositivo de segurança. O policial poderá de forma rápida identificar a autenticidade do documento e ainda por cima verificar informações dos condutores daquele veículo. Realmente é algo que vem para somar de forma positiva para a segurança”, considera Costa.
O QR Code está localizado no verso das novas CNHs e ocupa uma área de 5 x 5 centímetros, sendo exibido em uma mescla das cores preta e cinza. Para que se possa fazer a leitura deste código gerado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), pode ser utilizado o aplicativo Lince, disponível para Android e iOS. Este sistema foi criado pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), empresa responsável pelo banco de dados do Denatran.
Especial Jornal Gazeta