Projeto Reciclou Levou passa por ajustes

O projeto Reciclou, Levou, que prevê a troca de materiais recicláveis por alimentos, está completando um mês de implantação em Içara e, nesse período, foi constatada a necessidade de ajustes. As mudanças envolvem a ampliação do aporte financeiro e outras medidas decretadas pelo prefeito Murialdo Gastaldon. Cada quilo de material pode ser trocado por R$ 0,50 em vale para a compra de produtos comercializados pela Feira Fixa da Agricultura, quanto a esse aspecto, nada muda.

“O prefeito Murialdo decidiu colocar R$ 10 mil a mais para ter esse gargalo de início, porque pensamos que o pessoal fosse trazer tudo o que tem em casa, para deixar ali e foi o que aconteceu”, acrescenta, informando que mais de 18 mil quilos já foram trocados por vale-compras.

“Para os próximos meses, existe a necessidade de regrar algumas coisas. Uma delas é limitar em até cem quilos semanais por pessoa. Tivemos o caso de determinada pessoa levar uma caminhonete cheia de ferro velho. Deu mais de 600 quilos de sucata. É material reciclável, mas se a gente não estipular, essa mesma pessoa pode ir lá na sexta-feira com mil, dois mil quilos e sozinha levar 30 a 40% do projeto”, justifica o presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente de Içara (Fundai), Ivan Réus.

Ivan pontua que o projeto Reciclou, Levou também tem atraído moradores de outras cidades. “Então, a partir desta semana estaremos fazendo o cadastramento dos participantes. A pessoa terá que levar um comprovante de residência em Içara, para fazermos um cadastro, porque terá que ser morador do município”, ressalta. A outra medida adotada a partir de setembro será estender o período da troca, que poderá ser feita entre 7 e 13 horas – no primeiro mês, ia até as 11 horas.

 

Especial Jornal Gazeta

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis