Projeto realizado nos bairros de Içara tem aproximado HSD da comunidade

A proposta tem como objetivo levar detalhes do funcionamento da instituição desde a recepção às internações e o processo administrativo e financeiro do hospital São Donato

A administração do hospital São Donato de Içara, juntamente com a equipe e os demais membros do conselho, está colocando em prático o projeto “Hospital São Donato na Comunidade” que tem como objetivo aproximar a instituição das pessoas. As visitas acontecem mensalmente em centros comunitários, salões paroquiais ou no local escolhido pelos moradores.

De acordo com o Diretor Administrativo, Julio De Luca, o encontro consiste na apresentação do funcionamento do hospital, ouvir sugestões e, também, reclamações. “A cada encontro fizemos uma apresentação de como acontece o funcionamento do hospital. Quantos colaboradores, quantos médicos, de onde vem os recursos, o destino de cada recurso, explicamos como funciona a chegada de um paciente no hospital, um leito de UTI, uma vez que o mesmo é regulado pelo estado. Enfim, todas as informações do dia a dia da instituição”, explicou De Luca.

O diretor ainda assinala: “Também abrimos para a comunidade fazer seus questionamentos e colocarem suas sugestões. Além disso, estamos recebendo as queixas relacionadas ao atendimento. Então, explicamos que buscamos, sempre, fazer o melhor, mas que trabalhamos com pessoas. E que entendemos que quando nos procuram é um momento delicado para o paciente e seus familiares, mas percebemos que muitos não entendem o funcionamento dentro da instituição e, aí, detalhamos todos os procedimentos adotados desde a chegada das pessoas, um leito de retaguarda, o pronto socorro, a triagem… É neste ponto que surgem a maioria das reclamações, pois a triagem que determina o tempo de espera de cada paciente, o que pode levar até 4h conforme protocolos padronizados pelo Ministério da Saúde”, destaca Julio De Luca.

Outro ponto importante levantado pelo diretor administrativo do hospital é a chegada de pacientes por ambulância ou Samu… “Pare esse atendimento temos um médico esperando 24. Nunca houve reclamações. Elas, geralmente, vem de quem quer fazer uma consulta no hospital, quando na verdade deveriam ter buscado pelo atendimento na unidade de saúde. Isso tudo explicado, podemos afirmar que o projeto já é sucesso. Somos bem recebidos e o retorno da comunidade é bastante positivo”, avaliou Julio.

A próxima reunião será no loteamento Jussara, em Vila Nova, às 19h30min.  

Entenda o tempo para o atendimento após a triagem:

Alexandra Cavaler – Redação Içara News

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis