Um dos projetos que tem chamado mais atenção no Balneário Rincão é o projeto Golfinho. Somente nesta temporada de verão já foram formadas seis turmas, com 244 crianças recebendo a diplomação de participação. Até o fim do verão, ainda serão ministradas aulas para mais crianças, com duas aulas por fim de semana.
Uma das aulas que teve um diferencial foi na Lagoa do Jacaré. O local não tem salva vidas e é proibido para banho, mas como muitas pessoas se arriscam, e um afogamento foi registrado neste ano, a coordenação do projeto reuniu os alunos e fez a aula na beira da lagoa. O conteúdo deste dia foi todo voltado para orientação do perigo de tomar banho em local que não tem guarda vidas.
Ainda no último fim de semana, mais uma aula foi realizada à beira mar, com os orientadores passando os perigos enfrentados no mar. Este é o sétimo ano que o projeto é desenvolvido em Balneário Rincão. O Golfinho tem como objetivo trabalhar com as crianças na orientação e conscientização dos perigos relacionados à orla marítima e também aos banhos de mar. “Um ponto importante é que buscamos desenvolver de forma lúdica, sempre brincando com as crianças. Assim elas conseguem assimilar melhor”, explica o sargento Lindomar Romancini.
Meio ambiente
O projeto Golfinho também trabalha junto das crianças a importância da proteção do meio ambiente, pois muitas delas passam a temporada de verão na praia e precisam saber que é preciso preservar e manter o local limpo. “Também trabalhamos o fato de as crianças focar em um local, quando chega na praia, que é para não se perder, quando se afastam um pouco dos pais”, destaca Romancini. Para atrair crianças que queiram participar, a divulgação é realizada através da mídia e também na orla, pois muitos comparecem somente no fim de semana.
Colaboração: Imprensa PMBR