O projeto da escola Quintino Rizzieri chamado “Janelas da Alma” expõe o cotidiano de agricultoras de Içara que será transformado em uma exposição fotográfica. As imagens foram capturadas pelos alunos do oitavo ano, que utilizaram celulares, tablets e smartphones para registrar o dia a dia destas mulheres.
A professora de artes idealizadora do projeto, Gabriela Adriano Luciano Fernandes, explica que a cada edição um fotógrafo é convidado para realizar os registros. “Até o ano passado, os alunos eram os responsáveis pela biografia em texto e acompanhavam o projeto como espectadores. Este ano, o diferencial é que os próprios estudantes realizaram a cobertura, ao lado do fotógrafo convidado e utilizando equipamentos que fazem parte do dia a dia deles”, explicou a educadora.
Margarete Budny é produtora de morangos orgânicos e desde a infância vive na área rural de Içara. Diariamente, com o apoio dos familiares, cultiva os morangos orgânicos que integram a merenda das escolas municipais de Içara. As atividades realizadas por ela e por mais três agricultoras do município serão transformadas em uma exposição fotográfica.
O trabalho teve acompanhamento do fotógrafo do Governo de Içara João Gabriel da Rosa, que antes de sair a campo com os alunos, proferiu uma palestra. “Dialogamos sobre o meu processo de criação e durante as visitas pudemos clicar juntos as mulheres que desempenham um papel excelente na alimentação escolar do município”, finaliza.
Colaboração: Imprensa PMI