Durante as dez semanas, 30 içarenses em condição de sobrepeso/obesidade, se reuniram com um objetivo em comum: a perda de peso e busca por qualidade de vida. O Projeto “Estação Saúde”, desenvolvido pela Fundação Municipal de Cultura e Esportes (FMCE) de Içara, em parceria com a Secretaria de Saúde e profissionais voluntários, oportunizou, de forma gratuita, consultas com nutricionista, avaliação médica, acompanhamento psicológico, terapias em grupo, atividades funcionais e aeróbicas. Na soma do percentual de gordura eliminado, as participantes alcançaram 265 quilos.
Rosangela da Silva Perdoná, uma das participantes do Projeto, foi a que conquistou o maior percentual, eliminando 18 quilos. “Quando ingressei no projeto, pensei que não alcançaria meus objetivos. No início eu pesava 99 quilos, hoje graças ao projeto estou com 81. Além de eliminar peso eu ganhei conhecimento, amigos e qualidade de vida. Eu tinha hipertensão e colesterol alto, hoje estão todos normalizados. Hoje eu me sinto uma nova pessoa”, conta satisfeita.
Um dos objetivos do programa que era a integração entre as participantes, também foi alcançado. “A motivação foi o principal combustível para desenvolver as atividades e alcançar os resultados. Além de tirar um tempo para cuidar de si em meio as diversas tarefas que desempenham diariamente, no projeto elas puderam também compartilhar conhecimento com as colegas, além de ser tornarem fomentadoras de boas prática”, coloca a presidente da FMCE, Maria Tereza Chagas.
O encerramento do projeto acontece nesta sexta-feira, dia 22, às 19 horas, na Praça da Matriz São Donato e premiará as participantes que obtiveram melhor resultado.
Colaboração: Tânia Giusti/Assessoria