Capacitar para lidar com as diferenças. Esse foi um dos temas trabalhados no III Encontro Regional de Direitos Humanos e Diversidade de Içara. Realizado na terça-feira, dia 19, no auditório da Associação dos Aposentados, o encontro reuniu profissionais das áreas da educação, saúde e assistência social.
De acordo com a secretária de Saúde, Jaqueline dos Santos, o objetivo foi mostrar que todos são bem acolhidos nos serviços. “Nós, enquanto gestores do SUS, temos a responsabilidade de seguir os princípios básicos do sistema e assim, tratar todos da melhor forma possível, independentemente de qualquer coisa, e com isso, fortalecer o serviço e atendimento realizado às pessoas”, comentou.
Para o dia de atividades, dois palestrantes conversaram com o público. Keila Simpson, que atua com movimentos sociais desde 1991 e iniciou o trabalho com prevenção à AIDS na Bahia e Kaio Lemos, que é escritor, mestrando em Antropologia pela Universidade Federal do Ceará. Os dois tiveram dois momentos durante o dia para conversar e tirar dúvidas do público.
Aprendizado
Para os profissionais presentes, as palestras apresentadas durante o dia foram positivas. De acordo com o psicólogo Júlio César Bittencourt, as experiências transmitidas vão ajudar a melhorar nas consultas. “A capacitação fez com que possamos ter um olhar com ainda mais empatia, para que todos sejam contemplados com os princípios do SUS e recebam bom atendimento”, pontuou.
Colaboração: Giovane Marcelino/Imprensa PMI