Professores ajudam a construir o futuro da Unesc

Foto: Divulgação

Corpo Docente ligado à Graduação, Mestrado e Doutorado participou de encontro que visa a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Professores da Graduação, Mestrado e Doutorado da Unesc, participaram de amplo debate em torno da elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), na tarde desta quinta-feira (17/08).

Após participarem da abertura no Auditório Ruy Hülse, eles foram divididos em grupos para apresentarem ideias para o período de 2024 a 2028.

“Estamos dando continuidade à esta etapa que envolve os professores. O PDI é um Plano construído de forma coletiva ao longo do tempo e conta com a participação de toda a comunidade acadêmica. Agora discutimos cada um dos eixos temáticos associados à percepção e compreensão dos docentes da nossa Universidade. Em grupos, eles trabalham para construir os objetivos e as metas para os próximos cinco anos. Na sequência passaremos às demais etapas que devem se concluir em março do próximo ano”, enfatiza a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.

O processo de elaboração do documento é democrático e participativo e abrange todos os segmentos da comunidade interna e externa, tanto de maneira presencial, quanto por meio de uma consulta pública que pode ser acessada neste link.

“O Plano contém todas as diretrizes pedagógicas, de gestão, além do planejamento estratégico institucional, sendo este último o que estamos debatendo agora com a  participação de toda a comunidade acadêmica. Já ouvimos técnicos, estudantes e os professores Lato Sensu. Neste momento envolvemos os docentes da Graduação e da Pós-graduação”, ressalta coordenadora do Plano de Desenvolvimento Institucional, professora Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias

“Estamos olhando para a frente e quanto mais participativo, mais certeza teremos de onde a Universidade deseja chegar. Por isso a grande importância da presença de todos, tanto nos encontros, quanto na consulta pública para a comunidade interna e externa”, acrescenta.

A construção do PDI 2024-2028 prevê uma sequência de etapas como diagnóstico interno e externo; definição dos objetivos e metas estratégicas; elaboração dos planos por eixo e redação do PDI; consolidação e redação final; aprovação; e comunicação do PDI.

Conforme a professora Elenice Engel, a participação do corpo docente neste processo é fundamental. “Os professores estão em contato com os estudantes, conhecem as demandas da Instituição e transitam pelo Ensino, pela Pesquisa e pela Extensão. Vivemos o campus na prestação do serviço em sala de aula, mas também como colaboradores. Podemos discutir, avaliar as fraquezas e destacar o que temos como fortalezas. Esta visão dos docentes contribui com a ampliação do horizonte, pois vai além da sala de aula”, cita.

Na próxima semana haverá o chamado “Dia D”, data na qual o futuro da Unesc será debatido junto aos acadêmicos.

O PDI da Unesc

Um documento que projeta a Unesc para os próximos cinco anos, construído coletivamente e que estabelece as premissas que conduzirão a Universidade no Ensino, na Pesquisa, na Extensão, na Inovação, na Governança Institucional. Este é o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que foi lançado em novembro de 2022.

O Plano de Desenvolvimento Institucional é o documento que corresponde ao planejamento estratégico da Universidade. Nele estão definidas as políticas, os objetivos, as metas e as estratégias gerais a serem seguidas pela instituição nos próximos cinco anos.

Todos os participantes são convidados a identificar os pontos fortes e fracos em cada uma das temáticas abordadas, além de apresentar sugestões para melhorias, que serão analisadas e utilizadas para embasar a definição dos objetivos, das metas e das estratégias da Unesc.

Em 2023 já foram realizadas reuniões com acadêmicos, colaboradores, egressos, estudantes do ensino técnico, entre outros diálogos, intensificados a partir de agosto. A expectativa é de que o Plano seja finalizado em março de 2024.

Colaboração: Agecom

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis