Professor da UniSatc lança livro que resgata a história dos pintores letristas de SC

Um ofício que moldou o visual das cidades catarinenses ganhou vida em 280 páginas de memória, cor e identidade. O professor do curso de Design da UniSatc, Rafael Hoffman, ao lado da autora Nicole Castro, lançou o livro Pintores de Letras — uma obra que mergulha na trajetória de pintores letristas.
Fruto de quase uma década de trabalho e mais de um ano de viagens, entrevistas e curadoria, o livro é um retrato gráfico, histórico e afetivo do ofício dos letristas em Santa Catarina. A publicação reúne mais de 400 registros fotográficos feitos em 30 cidades catarinenses, além de entrevistas com mais de 20 profissionais de diferentes regiões do estado.
“Esses profissionais foram fundamentais para construir a paisagem visual das cidades, com suas letras pintadas à mão, cheias de personalidade e expressão. Com o livro, queremos homenagear esse legado e também refletir sobre os caminhos da comunicação visual hoje”, destacou Hoffman.
O livro também traz uma pesquisa inédita sobre os primeiros pintores de letras do estado, com registros que remontam ao início do século XIX. “Pintores de Letras propõe reflexões sobre a cultura popular brasileira e o impacto das redes sociais na valorização desses artistas, além de debater leis e políticas públicas que regulam a comunicação visual urbana, a crescente homogeneização das cidades e até questões de apropriação cultural”, completou o professor.
Assessoria de Imprensa da Satc

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis