Iniciada no dia 2 de janeiro, a emissão dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Içara teve uma procura acima do esperado, tanto no setor de Arrecadação da prefeitura quanto nos postos de atendimento montados pela cidade, segundo o secretário da Fazenda, Eduardo Rocha.
De acordo com ele, o número de contribuintes que já fizeram o pagamento da cota única ou da primeira parcela é entre 30 e 40% maior em relação ao mesmo período do ano passado. E isso eleva também a perspectiva para esta sexta-feira, quando encerra o prazo para pagamento com desconto de 5%,mais 5% se estiver adimplente com o município.
“Provavelmente se confirme acima da expectativa que se tinha. Foram lançados R$ 9,1 milhões de IPTU e, descontando a inadimplência histórica, em torno de 20%, devemos arrecadar R$ 6,5 milhões”, estima Rocha.
Ele diz que essa injeção de recursos nos cofres da prefeitura, no início do ano, é muito importante. “É um imposto que fica todo no município, não há a divisão com Estado e Governo Federal, possibilitando a contrapartida nas obras e a manutenção dos serviços básicos, como saúde e educação”, pontua.
Especial Jornal Gazeta