Eduardo Moreira (MDB) tomou posse como governador de Santa Catarina nessa sexta-feira, dia 16, em ato realizado em Florianópolis. Ele assumiu o cargo devido à licença de Raimundo Colombo (PSD), que se afasta para realizar cursos no exterior e deve renunciar em abril porque pretende candidatar-se ao Senado.
Diante desta situação, há uma grande expectativa entre os prefeitos da região, pelo fato de Moreira ser do Sul catarinense, em especial para aqueles que são do mesmo partido que o novo governador.
“O Eduardo sempre deixou claro que ajudaria o máximo possível as ações em Balneário Rincão e sempre fez isso como vice-governador. Nos ajudou imensamente”, diz o prefeito da cidade litorânea, Jairo Custódio (MDB).
“Agora, como governador, com toda a autonomia que este cargo lhe dá, com certeza ele auxiliará ainda mais a nossa cidade, assim como deve ajudar todos os demais municípios da nossa região, porque ele é uma pessoa que conhece bem a nossa região”, completa.
Custódio ainda manifesta a perspectiva de um bom governo, mesmo que seja por um período restrito. “O Eduardo tem um conhecimento muito grande de como as coisas funcionam dentro do Governo do Estado, então já chega ao comando com uma vasta experiência. Com certeza fará um grande mandato”, avalia.
Em linha semelhante vai o prefeito de Içara, Murialdo Gastaldon (MDB). “Sendo um governador daqui, ele conhece os problemas daqui, tem relação com as pessoas daqui, ele interage com as lideranças daqui, e diante disso faz com que toda a região tenha desenvolvimento nas mais diversas áreas. É importante ele estar à frente de Santa Catarina para congregar forças para o Sul”, considera o chefe do Executivo içarense.
Durante os últimos meses, houve um trabalho intenso de lideranças da região para que Eduardo Moreira seja candidato a governador nas eleições de outubro, e assim busque ser o chefe do Executivo estadual por mais quatro anos. A tendência é que agora esta atuação seja ainda mais forte, aproveitando-se do seu mandato.
“O Sul de Santa Catarina nunca elegeu um governador, é a única região que nunca elegeu para quatro anos. É até bom para Santa Catarina que o Eduardo seja governador, para que aconteça o equilíbrio do Estado, não apenas para terminar o ano de 2018, mas para os próximos quatro anos”, defende o prefeito de Içara.
Especial Jornal Gazeta