Tendo em vista a baixa adesão da população içarense à Campanha de Vacinação contra o Sarampo e Poliomielite – apenas 63% das crianças foram imunizadas, a Secretaria de Saúde do Município estenderá nas próximas quartas e quintas-feiras deste mês, dias 22, 23, 29 e 30 o horário de atendimento das 16h às 19h em quatro Estratégias de Saúde da Família (ESF): Presidente Vargas, Primeiro de Maio, Jardim Elizabete e Vila Nova.
Conforme a coordenadora de Atenção Básica, Iane Savi, no decorrer da campanha o fluxo nas salas de vacinas das Unidades diminui, dificultando o alcance das metas. “Além dos horários estendidos, nossas Agentes Comunitárias de Saúde farão buscas ativas, por meio das listas de crianças das micro áreas, e também entregarão bilhetes com o período da Campanha nos Centros de Educação Infantis e residências de crianças que não frequentam a escola”, adiantou.
Em Içara, segundo a Vigilância Epidemiológica, 860 crianças ainda não foram imunizadas. “A não vacinação de pelo menos 95% da população-alvo abre espaço para o surgimento de ‘bolsões’ de suscetíveis, o que pode gerar um grave problema de saúde pública com a reintrodução dessas duas doenças graves e que podem se alastrar de forma muito rápida, causando surtos e até epidemias”, destacou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Içara Laura Maté.
Quem deve se vacinar: Crianças de um ano a menores de cinco anos, inclusive aquelas que estão com a carteirinha de vacinação em dia.
Horário estendido nas Unidades de Saúde, das 16h às 19h nos seguintes dias: 22, 23, 29 e 30 nas seguintes Estratégias:
ESF Presidente Vargas – Rua São Vicente, 1 – fone: 3462-8512
ESF Primeiro de Maio – Rua João Menegaro, 581 – fone: 3431-3596
ESF Jardim Elizabete – Rua Trinta de Dezembro – 679 – fone: 3431-3508
ESF Vila Nova – Rua Miriam Guglielmi Pavei, s/n (ao lado do Colégio) – fone: 3431-3554
Colaboração: Tânia Giusti/Imprensa PMI