Por que é preciso se posicionar diante da vida?

Muitas pessoas têm dificuldade em dizer NÃO para os outros, seja por medo de rejeição, de magoar alguém ou mesmo de assumir um posicionamento, muitas vezes dizemos SIM quando na verdade queremos dizer NÃO mesmo. Se posicionar na vida é um hábito que precisa ser realizado sempre que você estiver desconfortável com alguma situação, isso não quer dizer que você não possa voltar atrás do que disse ou de uma opinião, pelo contrário reconhecer e/ou desculpar-se também é uma atitude de quem sabe se posicionar.

Quando assumimos uma posição muito passiva e dizemos SIM para tudo, estamos passando por cima de nossas próprias vontades e do que queremos. E isto é prejudicial, pois assim não estamos sendo nós mesmos, estamos sendo submissos e colocando os outros em primeiro lugar. As pessoas que têm dificuldades de se posicionar têm pensamentos recorrentes como: “o que irão pensar de mim”, “Irão achar que sou mal-educada”, entre outros.

Tente praticar dizer NÃO para o que você não concorda, não quer ou não gosta de fazer; explicando de forma calma, clara e objetiva os motivos do NÃO. Não se sinta culpado em se colocar em primeiro lugar. Caso você realize o desejo de todos, deixará uma porta aberta para que as pessoas se aproveitem de você, mesmo que, às vezes, seja necessário deixar de fazer certas concessões e aceitar que não há mal nenhum nisso.

Os direitos dos demais são tão importantes quanto os nossos próprios direitos, e por isso é preciso tentar ser assertivo e determinar em quais momentos devemos negar e em quais momentos devemos aceitar o pedido dos outros, principalmente nos relacionamentos pessoais. Não quer dizer que devemos ser insensíveis às necessidades das pessoas, mas que se apropriar de um estilo de vida que se baseia em agradar aos outros e desagradar a si mesmo é capaz de gerar inúmeras complicações psicológicas.

Se posicionar para escrever a própria história pode implicar em frustrar as expectativas de alguém, contrariar opiniões, perder algumas amizades, conquistar outras, mas também é estar no comando de sua existência e se responsabilizando por suas próprias escolhas.

Lembre-se: A partir do momento em que impomos limites, ensinamos ao outro como nos tratar!

 

Mariana Tramontin
Psicóloga Clínica CRP 12/17310
Atendimentos em Criciúma e Içara. Telefone para contato (48) 9.9961-5458.

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis