Com recursos no valor de um milhão de reais do governo do Estado, por meio de solicitação feita pela vereadora de Içara, Carla Souza (MDB) e viabilizado pela secretaria de Estado da Educação, na gestão do, então secretário, deputado Luiz Fernando Cardoso (Vampiro), somados à contrapartida do governo municipal na ordem de 700 mil reais, a construção da creche do bairro Liri terá a Ordem de Serviço, para o início das obras, assinada, na noite desta quarta-feira (08), às 19h, no salão da igreja da comunidade.
Carla explica que a reivindicação para o bairro se deu devido à demanda existente e porque o grande Liri, que também compreende Marili, Centenário e Casagrande, est´á sem creche desde 2019 quando o espaço existente foi interditado pela defesa civil municipal por causa de danos no telhado, comprometendo a segurança de alunos e professores.
“A creche do Liri está fechada desde 2019 por causa da interdição da defesa civil. Assim, todos os alunos precisaram ser remanejados para outras unidades escolares. Fui chamada por vários moradores da comunidade solicitando um novo espaço e, além disso, educação é uma das minhas principais bandeiras. Na minha família, educação é um dos pilares, minha mãe é professora aposentada, e eu sou professora universitária. E fomos em busca dos recursos para a construção do espaço”, explicou a vereadora.
Outro ponto levantado por Carla é a grande fila de espera por vagas. “Temos uma lista de espera grande no município. Com a abertura desta creche, o benefício será para toda a cidade, pois os alunos vão voltar ao bairro e muitas outras crianças podem frequentar a creche do Liri,”assinalou acrescentando: “Acredito que precisamos abrir mais escolas, mais creches porque a população só cresce. Também acredito que é só por meio da educação que podemos conseguir transformar a sociedade. Estou feliz por poder contribuir”. Carla também requisitou e conquistou, junto ao governo do Estado, a creche do bairro Vila Nova que já está em construção e deve atender 360 crianças.
A nova creche do bairro Liri
O espaço terá área construída de 509,89 m². Serão quatro salas com capacidade para atender 150 alunos, com prazo de 12 meses para a sua conclusão.
Ainda nesta semana, quinta-feira (09) será assinada a ordem de serviço para a reforma e ampliação do Centro de Educação Infantil Balão Mágico, bairro Jardim Silvana.
Alexandra Cavaler – Redação Içara News