Nesta semana, 35 policiais militares participam, em Florianópolis, do segundo módulo do Curso de Especialização em Policiamento de Fronteira (CEPFRON). A capacitação ocorre em unidades especializadas da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) e aprimora a atuação dos profissionais na repressão a crimes típicos da região fronteiriça.
O curso, que tem carga horária de 135 horas-aula e conta com a participação de um integrante da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, qualifica os policiais para operações em áreas estratégicas, aumentando a capacidade de reação e treinamento específico.
Na Capital, os alunos receberam instruções do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) sobre identificação de explosivos e patrulha rural, além de noções de operações heliotransportadas com o Batalhão de Aviação da PMSC (BAPM).
Outros treinamentos em Florianópolis, incluíram Patrulha Tático Móvel (Patamo), ministrado pelo tenente-coronel Anderson Sthanke e pelo 1º Batalhão de Pronta Resposta (BPR), de Joinville, além de enfrentamento a fraudes veiculares e abordagem veicular com o Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPMRv). O curso também contempla policiamento embarcado com o Comando de Policiamento Militar Ambiental (CPMA).
O CEPFRON é realizado na modalidade presencial, em regime de semi-internato. O primeiro módulo ocorreu em Chapecó, e nesta fase os policiais intensificam os treinamentos operacionais para o combate a crimes transfronteiriços, reforçando a segurança na região de fronteira de Santa Catarina.