Dois policiais militares de Santa Catarina concluíram o Curso de Operações de Choque (COC), promovido pela Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO). A cerimônia de formatura ocorreu nesta terça-feira, 24, em Goiânia, Goiás.
O cabo Richard Nader, do 38º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Mafra, e o soldado Jean Carlos, do 10° Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Blumenau, finalizaram o curso que teve duração de 92 dias. A formação começou com 49 alunos, dos quais 39 concluíram.
Militares da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) prestigiaram a formatura e recepcionaram os recém-formados. Durante a visita, a equipe aproveitou para conhecer as unidades do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) e do Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam), reconhecidos nacionalmente pelo patrulhamento tático motorizado.
Além disso, a equipe foi recebida pelo tenente-coronel Monteiro e pelo subtenente Buske, comandante e adjunto do 1º Batalhão de Forças Especiais, no Forte Camboatá, sede do Comando de Operações Especiais do Exército Brasileiro. Os policiais catarinenses tiveram a oportunidade de conhecer o complexo, que inclui diversos recursos de instrução e treinamento, como o único túnel de vento (simulador de queda livre) da América Latina.
A cerimônia contou com a presença do governador de Goiás, Ronaldo Caiado entre outras autoridades. Diante da crescente criminalidade que ultrapassa fronteiras, a interação entre as forças de segurança pública é essencial, especialmente para as unidades dedicadas ao combate ao narcoterrorismo e ao crime organizado.