Iniciou nesta segunda-feira, 24, o Curso de Ações Integradas de Defesa – 10° edição, na sede da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) em Criciúma.
O curso é uma estratégia da Polícia Militar de Santa Catarina para preparar o policial militar para atuar de modo preventivo e repressivo em crimes violentos contra o patrimônio, apresentando metodologia para elaboração de plano de defesa para as cidades catarinenses. O Curso também qualifica o policial para adotar técnicas e táticas no enfrentamento destes delitos para o caso de uma eventual ação criminosa.
O Curso ministrado e coordenado pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), foi fomentado pelo 9° BPM e possui carga horária de 50 horas/aula, em regime semi-internato, segue até sexta-feira, 28, com a realização de um simulado e formatura de conclusão.
A proposta tem por finalidade a atuação em ocorrências de alta complexidade (como o fatídico roubo ao Banco do Brasil em 2020). Será uma semana de curso e na sexta-feira, no período da manhã, será realizado um grande simulado em uma cidade próxima a Criciúma (a ser divulgada no decorrer da semana).
O curso está sendo organizado e executado pelo 9º Batalhão conjuntamente com o Batalhão de Operações Especiais da PM (o BOPE)