Os principais chamados que a Polícia Militar costuma atender em Balneário Rincão referem-se a ocorrências de perturbação ao sossego, o conhecido som alto. Entretanto, o número de casos vem caindo de forma considerável na cidade litorânea, segundo os registros do órgão de segurança pública.
Conforme dados da PM, do início da Operação Veraneio, em 22 de dezembro, até o último dia 30, foram registrados 83 casos. Este número é 66,12% menor se comparado com o mesmo período da temporada anterior, quando a marca chegou a 245 casos em pouco mais de um mês de atuação na cidade.
“Nós consideramos isso como uma conscientização por parte dos moradores, veranistas e turistas, causada pela fiscalização intensiva que está sendo realizada pela Polícia Militar. Eles já passaram a ficar cientes que é um chamado, a Polícia Militar já estará no local realizando a ronda e fazendo o trabalho que nos é atribuído para este caso”, coloca o comandante do Grupamento de Polícia Militar de Balneário Rincão, Rafael Steinert Nunes.
Ele explica que as punições aos infratores estão sendo pesadas. “Todo caso de perturbação é encaminhada para o Fórum e, pelo que estamos sabendo, o Judiciário vem aplicando realmente multas altíssimas. E diante disso, tendo que pagar um valor alto, como por exemplo R$ 1 mil, a pessoa que recebeu esta multa não pratica mais o som alto. É com fiscalização que a gente chega à conscientização das pessoas”, enfatiza a autoridade policial.
Especial Jornal Gazeta