Nas últimas semanas, bancos e instituições financeiras cooperativas têm anunciado a disponibilização de linhas de crédito rural, abrindo a possibilidade de melhorias de atividades na área da agricultura. A liberação do chamado Plano Safra 2018/2019 teve início neste mês e deve seguir ao longo dos próximos meses. Esse incentivo à produção agrícola é vista com bons olhos pelos trabalhadores da área em Içara.
“Esta linha de crédito é muito importante para que os agricultores possam manter as suas atividades e principalmente que possam melhorar aquilo que por eles é produzido. Ajuda muito os agricultores. Se não fossem linhas de crédito como esta, não haveria a possibilidade de inovação, de melhorar, para que lá na frente possa ganhar mais”, avalia o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Içara, Jair de Stefani.
O presidente da Cooperativa da Agricultura e Pesca Familiar de Içara (Coopafi), Jairo Silveira, ressalta a busca por melhores equipamentos para agregar valor à produção. “Muitas vezes, com recursos próprios do agricultor, ele não teria condições de fazer investimentos, de comprar máquinas, de melhorar a sua forma de atuação, porque não tem capital de giro. Mas com esse crédito rural, isso é possível, porque ele compra o produto e vai pagando o financiamento utilizando-se do produto e muitas vezes já conseguindo ganhar em cima”, aponta.
O diretor executivo de uma cooperativa de crédito, Erli Silveira Lima, enfatiza o impacto positivo que o Plano Safra traz para a região. “Os recursos disponibilizados na região provêm da nossa carteira de poupança e impactam direto nas comunidades, com a geração de renda, empregos e qualidade de vida às pessoas. É o chamado ciclo virtuoso do cooperativismo de crédito”, explicaa.
Especial Jornal Gazeta