quarta-feira, 27 novembro, 2024
Ultimas noticias

Pesquisadores do CT Satc participam de Encontro Brasileiro sobre Adsorção

Pesquisadores do Núcleo de Energia e Síntese de Produtos (NEP), do Centro Tecnológico (CT) Satc, participaram do 15º Encontro Brasileiro sobre Adsorção (EBA), realizado em Maceió. O evento, que ocorre a cada dois anos, reuniu especialistas nacionais e internacionais para discutir avanços na área de adsorção, promovendo o intercâmbio de ideias e resultados científicos.
Representando o CT Satc, os pesquisadores apresentaram quatro trabalhos científicos vinculados a três projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em andamento na instituição. Flavio Bianchi apresentou os avanços da planta piloto de captura de CO2, desenvolvida com o suporte da Eneva. Já Thiago Aquino abordou os resultados promissores na síntese de zeólitas, projeto apoiado pela Diamante. Ambos os estudos evidenciaram o potencial de escalonamento das tecnologias desenvolvidas pelo NEP.
Já Vanessa Olivo, Raiane da Cruz e Pedro Moura levaram contribuições do projeto de captura direta de CO2 do ar (DAC), apoiado pela Repsol Sinopec Brasil. A pesquisa visa sintetizar adsorventes inovadores para tecnologias DAC, um campo emergente com grande impacto no combate às mudanças climáticas.
Para o pró-reitor de Pesquisa e Inovação do CT Satc, Luciano Bilessimo, a participação dos pesquisadores é uma demonstração do compromisso da instituição em liderar pesquisas que geram impacto real, tanto no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis quanto no fortalecimento de parcerias com empresas inovadoras.
“Esses projetos colocam o nosso centro tecnológico na vanguarda científica, contribuindo diretamente para soluções que enfrentam os desafios das mudanças climáticas e da transição energética”, ressaltou o pró-reitor.
O Encontro Brasileiro sobre Adsorção é um dos principais eventos do setor no país, realizado desde 1996, alternando entre cidades do Nordeste, Sul e Sudeste. A edição de 2024 teve como objetivo fornecer um espaço para discussões entre a comunidade científica, acadêmica e empresarial, nacional e internacional, que estivesse interessada na área de adsorção, promovendo assim o intercâmbio de ideias e resultados de pesquisas.

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis