A ação aconteceu em uma pequena faixa de praia de 9 mil metros quadrados localizada em frente a praça à beira mar na Zona Sul
Tampinhas, garrafas pet, sacolas plásticas, vasos de flor retangular, escova de dentes e uma variedade de resíduos, totalizando cerca de 26 kg, foram recolhidos na manhã de sábado (07/05), na orla do Balneário Rincão, em frente a praça na beira mar da Zona Sul por uma equipe de 15 pessoas, entre acadêmicos e professores da Unesc. Eles garimparam uma área de 9 mil metros quadrados.
A atividade de recolhimento do material e pesagem durou cerca de uma hora e visa despertar nos estudantes e na população das cidades e veranistas, a importância da conscientização e preservação ambiental. A ação faz parte do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) e é coordenada pelo docente Dimas Oliveira Estevam, com o apoio do pesquisador do programa e professor do curso de Biologia, Rodrigo Machado.
“Nossos alunos conseguiram constatar uma diversidade de lixo muito grande, na maioria plástico. Agora vamos fazer uma análise mais detalhada. Em alguns elementos, como uma escova de dente, foram encontrados invertebrados utilizando esse plástico como seu habitat e muitas outras situações. Mas valeu, mesmo com a praia suja, com muitos galhos e vegetação, oriundos da forte chuva do início da semana, deu para mostrar aos acadêmicos a situação”, comentou.
Colaboração: Agecom – Agência de Comunicação Unesc