É um pé de couve folha com 2,5 metros de altura virou atração no bairro Cristo Rei. Plantado há dois anos e meio por Manoel Corrêa Albino, ele continua a crescer. O aposentado criou a horta com o objetivo de ter hortaliças sem agrotóxicos para o consumo da família. “Também coloquei salsa, alface, cebola e gengibre, mas todas ficaram com tamanho normal. Apenas a couve que começou a crescer e não para mais”, brinca, frisando que, devido ao peso, a planta precisa ser amarrada para não cair.
“Foi uma muda que plantei, mas não sabia que era grande. Não tem fertilizante ou produtos químicos, apenas um adubo, que é o mesmo usado nas outras plantas”, salienta, informando que o tamanho comum de um pé de couve fica entre 50 centímetros e um metro. Apesar da altura, Albino garante que o sabor é o mesmo de uma couve normal. “Comemos todos os dias. Cortamos e nasce mais. A única diferença é que a folha é mais dura que as outras, mas o gosto é o mesmo”, pontua.
Seu Manoel ressalta a curiosidade que a planta provoca nas pessoas. “Os vizinhos vêm ver, pedem para tirar fotos e mostrar para os amigos, pois é algo incomum. Muitos pedem mudas e quem já plantou volta para dizer que também está crescendo além do normal”, enaltece. Mesmo com mais de dois metros, o pé não exige atenção especial. “Só tenho cuidado com o vento, pois as folhas ficam apenas na parte de cima e o caule se dobra com facilidade”, expõe.
Especial Jornal Gazeta