sábado, 20 dezembro, 2025
Ultimas noticias

Pavimentações transformam cenários no interior e fomentam turismo

Casas de palha deram nome à conhecida localidade içarense, a Rua da Palha, hoje Vila São José, que abrigou os primeiros colonizadores de Içara na década de 50. Anos mais tarde, a Rua da Palha foi transformada na Rodovia ICR-253, homenageando o içarense Afonso Moisés Bitencourt, por autoria da vereadora Iara Amandio Martinez. A Rodovia contempla também a comunidade de Segunda Linha. Afonso era caminhoneiro, depois virou motorista da prefeitura, jogou no antigo Barão do Rio Branco e foi candidato a vereador. Tinha uma vida pública muito ativa, auxiliando os moradores da comunidade.

Ao longo desses últimos anos, as comunidades com poucos moradores cresceram e ganharão no sábado, dia 22, aproximadamente cinco quilômetros de asfalto, com ciclovia e espaço para peregrinação.  A obra, no valor de R$ 5,9 milhões, é um investimento do Governo do Estado e fortalecerá ainda mais a agricultura e o turismo rural e religioso no município.

“Nós não esperávamos que essa região se desenvolveria tanto. Ver tudo pavimentado nos traz muitas alegrias e sabemos que nosso pai também deve estar muito feliz”, destacou o professor Jairo Bitencourt, um dos filhos de Afonso.  Afonso também construiu o primeiro salão da comunidade, onde eram realizadas as missas, já que na época ainda não havia igreja no bairro. No local, também ocorriam os bailes e encontros dos Clubes de Mães. “Nossa família tinha uma participação social muito importante, nossos pais tinham laços com todos os moradores, e sempre buscamos uma forma de preservar isto”, colocou João Bitencourt, filho de Afonso.

O agricultor Tarcísio Custódio, que dedicou toda sua vida a agricultura e hoje é aposentado, mora há mais de 40 anos no local e não imaginou que veria a obra se tornar realidade. “Não esperávamos. Vimos as notícias, mas só acreditamos quando vimos as obras avançando, foi  uma grande surpresa. Estamos todos muito gratos”, falou.

A obra, que inicia na comunidade de Vila São José, na rótula da SC-445, segue até a comunidade de Morro Bonito, em Criciúma. “É um projeto de infraestrutura pensado nos que circulam pela via de carro, a pé e de bicicleta”, destacou o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano Arnaldo Lodetti Júnior.

 

Colaboração: Tânia Giusti/Imprensa PMI

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis