Reforçar o enfrentamento da epidemia do HIV em nossa região e assistir aos que já estão infectados pelo vírus. Esta é a proposta da capacitação gratuita para formar agentes voluntários para a Pastoral da Aids de Içara. A atividade está marcada para a próxima quinta-feira, dia 28, a partir das 19h, no auditório do Colégio Cristo Rei.
O evento promovido pela Secretaria de Saúde de Içara, por meio do Programa Municipal DST/HIV/ Aids e Hepatites Virais, será ministrado pelo assessor nacional da Pastoral da Aids, Frei Luiz Carlos Lunardi tendo como convidados o bispo Dom Jacinto, padre Joel Sávio coordenador diocesano de pastoral, Luciana Neves e Gilmar Mazinho.
“Os profissionais de saúde, gestores, militantes sociais e lideranças da igreja, não somente católica, estarão neste espaço de reflexão partilhando suas aprendizagens e debatendo formas de implantar a prevenção alentada pelas perspectivas de reduzir a incidência do vírus do HIV”, destaca a especialista em dependência química e coordenadora da Subsecretaria Sobre Drogas de Içara, Mara Rubia Scremin.
Ela explica que para participar se faz necessário apenas ter boa vontade e amor ao próximo. “Sabemos que muitas vezes o paciente soropositivo é rejeitado pela família, onde com este trabalho, além de prestar assistência a eles serão multiplicadores de informação preventiva contra a doença”, ressalta.
Pioneira no Estado
Içara será o primeiro município do Estado a contar com a Pastoral da DST/Aids, criada em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que auxilia na prevenção e assistência aos portadores da doença. “Queremos formar pessoas que nos ajudem com essa problemática que ainda existe dentro do HIV que é a rejeição e a exclusão. E a Pastoral irá atuar nas visitas domiciliares e hospitalares, como por exemplo, ficando uma tarde ou até mesmo final de semana com um paciente, auxiliando o acamado com o que esteja precisando no momento, como medicação, roupas, alimentos”, considera a coordenadora do DST/Aids do município, Samira Abdenur.
O primeiro passo será a capacitação após, serão realizadas oficinas para que todos possam aprender a realizar o teste rápido de fluído oral que é fornecido pelo Governo Federal. Não é obrigatório que sejam apenas profissionais de saúde, todos que estiverem na Pastoral e passarem pelo treinamento estarão aptos para realizá-lo. “Quando a sociedade começa a se envolver com o setor público, principalmente na área da saúde, as coisas começam a caminhar a passos largos. Esta parceria só tem a fortalecer este projeto”, aposta o secretário de Saúde de Içara, Tiago Marcolino.
Colaboração: Imprensa PMI