Alexandra Cavaler
A atividade contará com panfletagem e a participação de dois médicos que estarão sanando dúvidas de quem tiver o interesse de participar
O mês de abril é marcado pela conscientização do Parkinson. Neste contexto, o Stabile (Núcleo de Apoio ao Parkinsoniano), o Grupo de Apoio às Pessoas com a Doença de Parkinson, da Unesc, com o apoio da Secretaria de Saúde do município, realizou inúmeras ações voltadas a orientações e conscientização sobre a doença. As atividades encerram neste sábado, dia 20, na Praça da Catedral São José, das 9h às 12h.
Segundo Tatiana Felisbino, presidente do Stabile Parkinson, no sábado, o objetivo é divulgar os trabalhos do Grupo ProPark para o maior número de pacientes que têm a doença e para seus familiares. Todas as iniciativas buscam oportunizar as pessoas mais qualidade de vida após o diagnóstico. “Neste dia vamos fazer panfletagem, e dois médicos estarão nos acompanhando para tirar dúvidas de quem tiver o interesse de participar”, revelou. O grupo ProParque foi criado em 2017 e conta, atualmente, com mais de 60 integrantes.
Saiba como nasceu o Stabile
De acordo com Tatiana, em junho de 2023, ela e Pedro tiveram a primeira conversa oficial sobre a Associação. E um dos assuntos foi a reativação do programa ProPark da Unesc, uma proposta voltada aos Portadores de Parkinson. “E, para minha alegria, nesse meio tempo, ele já havia procurado a universidade e agendado uma reunião e dela saímos com a maravilhosa notícia de que o ProPark estaria de volta. Comecei a postar alguns stories no meu Instagram, e logo a informação começou a repercutir. Tivemos o apoio de muitas pessoas, incluindo familiares e portadores de Parkinson. Apoio esse que veio também de vários médicos neurologistas, inclusive da Clínica Neurosul, do Doutor André Nesi, juntamente com toda sua equipe de profissionais, com destaque para o Dr. Bruno Loz que está nos acompanhando. Iniciamos então a busca por um espaço para fixar nossa sede”, contou.
Já as atividades do ProPark estavam com data marcada para a retomada, o que ocorreu em junho. “Enquanto as coisas foram caminhando, nós buscamos pela imprensa, que nos deu espaço para divulgarmos o projeto, falar sobre o diagnóstico precoce, e o retorno das atividades na Unesc. Depois disso mais um passo foi dado, criamos a rede social da associação @stabileoficial”, emendou Pedro.
Pacientes com Parkinson encontram apoio na Unesc
Os pacientes que integram o Programa de Atendimento aos Portadores de Parkinson (ProPark), da Unesc, foi iniciado em 2016. As atividades propostas pelo ProPark consistem em encontros de 45 minutos de práticas de atividades realizadas duas vezes por semana com participação de acadêmicos dos cursos de da Saúde. Além das atividades no solo e na piscina, ao participar do Grupo, os pacientes e familiares têm ainda a possibilidade de entender melhor a doença, aprender sobre os cuidados e o apoio necessários. Tudo isso de forma gratuita.
Para participar do programa basta se dirigir às Clínicas Integradas da Unesc na Clínica de Fisioterapia, e não precisa de nenhum encaminhamento médico. Qualquer pessoa diagnosticada com Parkinson será acolhida pela equipe.
Fonte: Tribuna de Notícias