O juiz corregedor do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Alexandre Karazawa Takaschima, esteve em Içara na tarde desta terça-feira, dia 2, para palestra sobre erradicação do trabalho infantil. O evento realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) reuniu cerca de 400 convidados no Clube Ipiranga.
Foram abordados temas relacionados a execução penal, infância e juventude, direito do idoso, violência doméstica e familiar contra a mulher. “Precisamos de conjunto de ações para retirar crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos da prática do trabalho precoce, exceto quando na condição de aprendiz, a partir de 14 anos”, coloca Alexandre.
De acordo com o prefeito Murialdo Gastaldon, o caminho para reduzir os altos índices de trabalho infantil é a Educação. “Não somente por ser professor, mas também por ser pai, entendo que o caminho para erradicação destes problemas é o incentivo a educação. Somente através dela é possível garantir um futuro digno às nossas crianças e adolescentes”.
“Os resultados positivos virão por meio da conscientização e a persistência dos profissionais e colaboradores que atuam nesta área. Nós enquanto poder público municipal estamos dando todo suporte para que os problemas sejam combatidos”, ressalta o vice-prefeito Sandro Giassi Serafin.
O encontro contou com a presença da secretária de Assistência Social, Maria de Lourdes Pizzette, a coordenadora do Peti, Rita de Cássia Jaques, vereador Geraldo Baldissera e demais secretários municipais.
Colaboração: Imprensa PMI