quarta-feira, 27 novembro, 2024
Ultimas noticias

Painel com aproximadamente 340m² cobre paredão de escola e homenageia a Criciúma

Por Alexandra Cavaler

 

Uma verdadeira obra de arte, com aproximadamente 340m², estampa um paredão da Escola Estadual Sebastião Toledo dos Santos (Colegião), em frente de uma das entradas do estádio Heriberto Hülse, e homenageia a cidade de Criciúma ao envolver técnicas diferenciadas sobre o tema mineração. O processo de pintura feito pela crew (equipe) do Gamex Graffiti Brasil, formada em 2019; e iniciada no Chile em 2017, foi pintado em cinco dias por sete artistas regionais, nacionais e internacionais.

 

Ricardo Harok, um dos profissionais que participou da criação, conta que a inspiração do painel está totalmente ligada à história de Criciúma. “Esse painel foi inspirado nos mineiros, pintado por sete artistas que, juntos, decidimos abordar esse tema, que é bem importante para a cidade. Nessa arte a gente trouxe algumas técnicas diferentes como o realismo e algumas coisas mais ilustrativas, mais fantasiosas, mais desenho. Começamos, basicamente na quarta-feira no final da tarde, e acabamos nesta terça-feira (ontem) quando fizemos os últimos retoques”, explicou.

 

Harok, que atualmente reside em Balneário Rincão, revela que o painel é um projeto itinerante da Gamex, que se propõe a fazer grandes murais em várias partes do mundo. “Esse finalizado nesta terça-feira, deve ser o oitavo que a nossa crew fez. Além de Criciúma já estivemos em cidades do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. E ainda neste ano voltaremos à capital paulista e em Cascavel (PR) para mais algumas obras como essa.

 

A escola do local

Sobre a escolha do local, o artista conta que a equipe sempre busca por grandes paredes. “A escolha do local se dá pelo fato de trabalharmos com proporção grande e que comporte a quantidade de artista necessário para a execução da obra. Além disso, um local que tenha grande visibilidade, como esse, pois quando tem jogo do Criciúma, cerca de 20 mil pessoas passam por ali. Então, é bem visível”, ressaltou.

 

Sobre os detalhes do painel, Harok diz que o mesmo tem alguns pontos com até 10 metros de altura onde foram utilizados andaimes. “Nós estamos acostumados aos desafios, somos grafiteiros. E nesse local específico nos propusemos a fazer algo que impactasse a cidade e impactou. Muitas pessoas que passam ali se identificam bastante ou porque o pai era mineiro, o avô era mineiro, muitas histórias casam com a nossa arte. E sabemos que o painel tocou no coração de muitas pessoas, e nós somo gratos por isso”, o pessoal ali, tá? Muito obrigado.

 

Apoio privado para realizar a obra de arte

A iniciativa do Gamex busca, em todos os lugares, apoio do setor público e privado. No caso de Criciúma, apenas empresas patrocinaram o gigante painel. “Em todos os locais que a gente se propõe a fazer esse mural, buscamos apoio tanto do setor privado quanto do setor público. Nesse caso, em Criciúma, não tivemos apoio do setor público, e sim só do privado. Quem financiou o projeto 98% foi um parceiro que já conheço, pois eu sou cliente. Apresentei o projeto, apresentei a ideia. Ele abraçou e entrou conosco nesse projeto mesmo a loja dele não sendo da cidade. Ele financiou o material, deu todo o suporte que a gente precisou, inclusive videomaker, para poder fazer a captação das imagens. Também tivemos apoio de outras marcas que a gente já trabalha e são nossos patrocinadores, e de um restaurante de Criciúma”, relatou o grafiteiro.

 

A Associação de Moradores do bairro Comerciário (Ambac) relatou há algum tempo o desejo de fazer uma Rua Temática, especificamente, a Rua Artur Souza, onde será contada, por meio de pinturas, um pouco da história de Criciúma. Esse foi o começo.

O mural de Criciúma foi executado por artistas de Brasília, Santos, do litoral e da capital paulista, de Cascavel e do Chile. Já Harok é natural de Itajaí, morou por seis anos em Criciúma e agora está em Balneário Rincão. Foi ele quem fez a ponte entre com a equipe para a efetivação do trabalho. Participaram os artistas Odrus, Bonus, Rotka, Herok, Shesko, Du2 e Byl.

 

 

Fonte: jornal Tribuna de Notícias 

Foto: Alexandra Cavaler 

 

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis