A Polícia Militar concluiu nesta semana a primeira etapa da Operação Apinheira, realizada na região do Grande Pinheirinho, em Criciúma. Segundo o comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Mário Luiz, a ação foi considerada um sucesso, atingindo os objetivos de sufocar a atuação criminosa em áreas de ocupação irregular às margens da linha férrea.
De acordo com o comandante, a operação tem caráter de ocupação territorial, visando inibir a prática de crimes em locais de difícil atuação do Estado. “Aquele espaço, áreas invadidas e ocupadas ao arrepio da lei, se tornou um ambiente em que o crime consegue atuar com mais facilidade. Apesar da maioria das pessoas que lá vivem serem trabalhadoras, um pequeno grupo se aproveita dessa condição para explorar atividades criminosas, em especial o tráfico de drogas”, explicou.
Durante a primeira semana, foram realizadas apreensões de entorpecentes e a prisão de traficantes, retirados de circulação pela polícia. Para além dos resultados repressivos, o comandante destacou a resposta positiva da comunidade.
“O mais importante é o feedback da população de bem, nos agradecendo pela nossa presença naquele ambiente. Encontramos cidadãos felizes pela presença do Estado, que chega firme no combate ao crime, mas também de forma acolhedora, para proteger o trabalhador que muitas vezes vive refém da criminalidade”, ressaltou Mário Luiz.
O oficial frisou ainda que a operação deve continuar com foco no enfrentamento ao tráfico de drogas e na garantia de segurança para os moradores da região.
“Estamos lá para prender, para combater o crime e, principalmente, para proteger o cidadão de bem”, completou o comandante.
















