Pelo menos há cinco anos, o bairro Presidente Vargas tem passado por constantes mudanças. Uma das maiores comunidades de Içara tornou-se também um dos grandes pontos de procura para a instalação de empresas e isso tem gerado a necessidade de diversas obras paralelas, para melhorar a infraestrutura e a mobilidade urbana. A que mais vem chamando atenção neste momento é a construção de um túnel na interseção da Rodovia Paulino Búrigo (SC-445) com a avenida Jorge Elias de Lucca. Essa obra é apontada como um grande fator para a melhoria da mobilidade urbana daquela região.
“Sou caminhoneiro. Há algumas semanas iniciei uma viagem e esta rótula estava normal. Quando retornei, duas semanas depois, já havia um imenso buraco. Até achei que havia acontecido algum problema, como desmoronamento, algo do tipo, mas conversando com vizinhos eles me informaram que tratava-se da construção de um túnel. Fiquei impressionado. Mas realmente nesses últimos anos tem sido assim. Sempre tem algo novo, seja de infraestrutura, seja uma empresa nova que está se instalando. A movimentação é grande”, salienta Erick Vanelli, morador do bairro.
Toda mudança ocorre principalmente pela instalação de grandes empresas, como o Nações Shopping, uma das maiores estruturas do segmento no Estado. Recentemente, também se instalou a loja de uma rede de sapatarias. E na mesma área, em julho, deve inaugurar a Fort Atacadista, uma das maiores empresas do país no ramo de atacarejo.
A vinda de grandes empresas têm sido celebrada por empresários que já estavam instalados no local. “Com novas empresas, aumenta-se o número de pessoas circulando por esses bairros, Presidente Vargas, o Nossa Senhora das Salete, além da Próspera. Quanto mais gente circulando, maior a possibilidade de outras empresas virem. Com isso gera emprego, renda, desenvolvimento. Tudo isso é um fator muito importante”, avalia o empresário Sérgio Martinello.
Especial Jornal Gazeta