O que nós, enquanto pais e educadores, fazemos para participar ativamente na educação de nossos filhos e alunos?
Início nossa conversa com este questionamento, para que façamos uma reflexão se estamos realmente incentivando nossos estudantes a superar as dificuldades que encontram pela caminhada escolar, se lhes oferecemos condições para que isto aconteça.
Precisamos de organização, de responsabilidade, de empenho no trabalho e serenidade para sermos empáticos com estes meninos e meninas. É necessário termos como foco não apenas as dificuldades que apresentam, mas, meios para promover a superação e o desenvolvimento do que são as evidências positivas. Compreender e aceitar que cada estudante tem seu jeito de ser e de se desenvolver, que se constrói social e culturalmente segundo sua história de vida, estabelece uma relação de confiança entre aluno, professor e o profissional psicólogo, estendendo ainda para todo o meio escolar e familiar.
Infelizmente, na atualidade alguns modelos se repetem. Sociedade e instituições de ensino estabelecem metas inatingíveis, ignorando o fato de que existem ritmos diferentes de aprendizagem. Neste contexto, o trabalho do psicólogo é valorizar as habilidades e fortalecer a autoestima presentes na aprendizagem, efetivando então, o que de melhor pode ser encontrado em cada um, como um todo.
O empenho dos profissionais pedagogo e psicólogo buscam, aliados, trabalhar em função do aluno. Assim, se faz necessário pensar que a relação entre ambos seja clara e possa promover melhorias na realidade em que se encontra a educação nos dias atuais, discutindo novas propostas e analisando o contexto para se obter melhores resultados
Para nós psicólogos, o aprendizado tem em vista o desenvolvimento intelectual, cognitivo, social e principalmente, o aprimoramento do potencial humano. O olhar se direciona com respeito a acreditar que todos são capazes de aprender, melhorar, mudar, ao mesmo tempo, compreender o limite de cada um.
Sendo assim, o trabalho do psicólogo é acompanhar as situações que se apresentam no contexto escolar e, buscar junto à instituição melhores estratégias para a inclusão, promoção da educação e valorização do aluno enquanto sujeito pertencente a sociedade.
Aline Castagnetti Borges
Psicóloga Clínica CRP-SC 12/14464