O mundo gira em torno da carne, mas não do gado

Os apaixonados por carne bovina tiveram um grande susto nas gôndolas dos supermercados nesta semana. O preço disparou. Segundo os economistas, o fato se dá pelo aumento na exportação dessa proteína ao mercado chinês. Há também quem diga que esse aumento é normal e faz parte de um reposicionamento de preços no mercado. Como não sou economista, vou fazer o que sei que é cozinhar.

Nosso país é muito rico e produz outras proteínas animais. Hoje eu resolvi destacar o frango, um animal excelente, que nos dá muitas possibilidades de receitas e um aproveitamento quase que completo. Dos miúdos, podemos fazer patês, farofas, salteá-los. Do peito, podemos fazer bifes grelhados, iscas fritas e até mesmo sopas. As asas, coxas e sobrecoxas, partes mais suculentas, podemos levar ao forno, assá-las na brasa. São ricas possibilidades que nos permitem negar as imposições do mercado.

Patê de fígado de frango 

Ingredientes: 
500 g de fígado de frango
1 cebola média
2 dentes de alho
1 pedaço de pimentão
Azeite de oliva
Sal, orégano e pimenta em pó a gosto

Modo de preparo
Frite a cebola, o alho e o pimentão com pouco azeite extra virgem. Acrescente o fígado e deixe-o dourar. Tempere com sal e pimenta e adicione água fervida. Tampe a panela para cozinhar. Coloque todos os ingredientes cozidos no liquidificador com azeite de oliva e uma pitada de orégano até obter uma textura de creme. Leve-o a geladeira para firmar. Você pode utilizá-lo em pães, em outras partes do frango grelhadas, adicioná-lo a saladas, criar molhos…

 

Estrogonofe de frango

Ingredientes: 
1 colher (sopa) de azeite de oliva
2 dentes de alho espremidos
1 cebola média picada
500 g de filés de peito de frango cortados em iscas
1 pitada de sal
2 colheres (sopa) de ketchup
2 colheres (sopa) de mostarda
1 xícara (chá) de polpa de tomate (200 ml)
1 vidro pequeno de cogumelos em conserva cortados em lâminas e escorridos (100 g)
1 lata de creme de leite (300 g)

Modo de preparo
Em uma panela média, coloque o azeite e leve ao fogo alto para aquecer. Junte o alho e a cebola, e refogue por 3 minutos, ou até a cebola dourar. Acrescente o frango e frite por mais 5 minutos, ou até o líquido formado secar quase totalmente. Adicione o ketchup, a mostarda, a polpa de tomate e o champignon, e cozinhe em fogo baixo, com a panela semitapada, por 5 minutos, mexendo de vez em quando. Corrija o sal e posteriormente, adicione o creme de leite e mexa até ficar homogêneo. Essa receita fica excelente com arroz branco e batata palha.

 

Frango marinado na churrasqueira

Ingredientes: 
(Equivalente a 6kg de frango)
1 cebola
8 dentes de alho
Salsinha a gosto
350 ml de vinho branco seco
5 folhas de louro
4 colheres de sopa de sal
6KG de sobrecoxa desossada

Modo de preparo
Reserve as sobrecoxas em um recipiente. Bata todos os outros ingredientes no liquidificador. Adicione o tempero ao frango e deixe na geladeira por, pelo menos, 12 horas. Espete-os e leve a churrasqueira em fogo médio. Você também pode congelar e utilizá-lo quando achar oportuno.

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis