quinta-feira, 28 novembro, 2024
Ultimas noticias

O início de uma saúde plena

A constituição da Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma: “Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a mera ausência de doença ou enfermidade”. Sendo assim, precisamos avaliar o paciente como um ser humano completo, Complexo e único!

Nunca devemos tratar uma doença isoladamente, precisamos avaliar as relações entre o físico e o emocional da pessoa. O primeiro passo para que o tratamento realmente funcione é você entender que precisa deixar de ser vítima dos problemas e assumir a responsabilidade por seu estado nutricional (físico) e emocional. Sempre se pergunte: 

Eu quero me curar? Se a resposta for sim, você está disposto a deixar para trás tudo que fez você adoecer? Então você estará pronto para uma mudança de estilo de vida e a cura de muitas doenças. O Micróbio Nada é O Terreno é Tudo! 

Imagine uma linda plantação de frutas e hortaliças em uma terra pobre, sem nenhuma vitamina ou minerais, e ainda com muitos venenos! O que adiantaria paraplanta este solo? Da mesma forma é nosso corpo.

Precisamos nutrir o corpo com tudo que ele necessita para mantê-lo saudável. Nosso organismo tem a incrível capacidade de se curar sozinho! Nossa máquina era perfeita, mas fomos induzidos a usar produtos de péssima qualidade, além disso, todos os dias ingerimos venenos dos agrotóxicos, assim sujamos nosso terreno, atrapalhamos nosso sistema de defesa, e acabamos com uma imunidade baixa, ficando doentes e fracos muitas vezes durante o ano. 

O que precisamos então é limpar o nosso terreno (corpo), e torná-lo novamente capaz de nos defender de vírus e bactérias. Nosso corpo nos manda mensagens o tempo todo: Febre, tosse, arrepio, dores de cabeça, alergias, enjoo.

Ao invés de ajudarmos nosso corpo na auto cura, acabamos por intoxicá-lo ainda mais com remédios que inibem os sintomas. Por esse motivo é importante se conhecer, saber como nosso corpo funciona, em que 

temperatura ele trabalha em cada horário e a velocidade e energia com que age em cada situação. É preciso saber também quais pensamentos estamos tendo que estão intoxicando nosso corpo e se há algum trauma que esta atrapalhando nossa felicidade e bem estar. 

Esse processo de auto-cura chama-se Autofagia: Processo metabólico pelo qual a célula remove componentes disfuncionais. É quando a célula, sob uma situação de estresse, começa a eliminar tudo que não presta do seu interior, usando como energia. Na autofagia a célula “come pedaços de si mesma” alimentando-se das suas porções “gastas”. 

No final quando a mesma puder se recuperar, essa recuperação se dará a partir das estruturas mais jovens. A autofagia assim rejuvenesce as células. 

Precisamos sempre tratar a raiz do problema e não somente o sintoma. Independentemente da doença precisamos equilibrar e restaurar a saúde através dos hábitos alimentares e de vida também.

Mas por onde começar? 

A água é matéria e matriz da vida. Não há vida sem água! 

Sempre começo o tratamento de qualquer pessoa, pela quantidade e qualidade de água que ela ingere! Somos 70% água! E dai? O que isso tem haver com a saúde? A água participa de basicamente todas as funções do corpo humano, como transporte entre células, corrente sanguínea, pele, olhos, cérebro.

A água é o principal componente dos seres vivos, sem ela o organismo só pode funcionar por poucos dias. A perda corporal de 10% de água provoca danos graves, e a perda de 20% do líquido vital pode levar a morte. 

A baixa ingestão de água eleva também o risco de cálculos na bexiga e nos rins, e é muito comum hoje em dia, as pessoas trocarem a água por refrigerante, acidificando seu corpo e ingerindo uma grande quantidade de açúcar! Quando isso acontece, o que estamos fazendo é nos desidratando.

Quando você sente sede, na verdade já faz 20 minutos que você está desidratado, isso acontece porque confundimos sede com fome, sede com vontade de doce, às vezes as pessoas acham também que refrigerante mata a sede, suco sacia a sede, tudo isso não é verdade! 

A única coisa que precisamos quando sentimos sede, é água pura em temperatura ambiente. A água também tem importante função na regularização da temperatura corporal. 

Precisamos sempre contar com uma garrafa, pois quando tomamos água em copos, dificilmente saberemos o quanto estamos ingerindo realmente, às vezes, podemos tomar 10 copos de água, o que parece bastante, mas na verdade, não estamos suprindo nem a metade da recomendação diária! E por isso a garrafa de no mínimo 500 ml é tão importante nesse novo estilo de vida.  Mas, contudo, preciso alertá-los, não é qualquer tipo de água! Precisamos de uma água alcalina, com PH entre 8 e 10. 

Que tal você se desafiar em tomar no mínimo 2 litros de água pura e filtrada, cortar  refrigerantes e sucos?  

Na próxima semana continuaremos o tratamento!

Denise Tournier – Nutricionista, pós graduanda em nutrição ortomolecular, iridologista, naturopata, palestrante, autora do livro Diário de saúde – manual simples para todas as pessoas que  buscam o equilíbrio fisico e emocional.

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis