O brincar de antigamente é levado à Praça São Donato

O projeto “O brincar de antigamente”, idealizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Içara, foi levado à Praça São Donato no sábado, dia 7, com diversas atividades realizadas em parceria com a Secretaria de Educação e Fundações de Esporte e de Cultura.

A ação que aconteceria no final de semana do Dia das Crianças foi transferida em virtude do mau tempo. A proposta teve início no mês de setembro com pesquisa em sala de aula, questionário respondido pelas famílias de estudantes da rede municipal de ensino e depois a confecção de brinquedos como peteca, pé de lata, bola de meia, bilboquê. Ainda entre as brincadeiras relembradas está amarelinha, estátua, pular corda, esconde-esconde, passa anel.

“Nosso objetivo foi reviver e elaborar brinquedos e brincadeiras que dizem muito sobre o tempo, a cultura e as características de cada lugar. Muitas das brincadeiras, percebemos, são desconhecidas por algumas crianças que ficaram encantadas com a possibilidade de se divertir longe dos computadores e celulares. Foi um período de muitas descobertas que culminou com essa atividade cheia de alegria, na Praça”, avalia a coordenadora de Ensino Fundamental, Gerusa Bolsoni.

Já a coordenadora de Educação Física, Vanderléia Pizzetti Nunes, explica que o projeto atingiu o propósito de mostrar para crianças um mundo de possibilidades e de conhecimento “de que brincar não é apenas manusear objetos e jogos eletrônicos, e sim participar da construção do brinquedo, interagindo com os colegas nas brincadeiras e desenvolvendo valores importantes na formação do indivíduo. Foi muito gratificante todo esse processo”.

Para aluna Heloisa Felipe, da escola Cezar Muneretto, participar das brincadeiras contadas pelos pais e avós foi uma experiência muito legal. “Me diverti confeccionando os brinquedos junto com meus colegas. Depois de tudo pronto brincamos muito, rimos muito, pois é tudo muito diferente do que temos hoje. Foi incrível”, declara entusiasmada.

Também no sábado, ocorreu mais edição do Artesanato na Praça, organizado pelo departamento de Fomento A Atividades Inclusivas (FAI). Foram expostas e comercializadas peças feitas pelas participantes de Clubes de Mães.

 

Colaboração: Imprensa PMI

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis