sábado, 25 maio, 2024
Ultimas noticias

Nova marca do Setor Carbonífero será lançada nesta quinta-feira

Solenidade ocorrerá às 14h30, na sede da Acic, em Criciúma e irá marcar também a abertura da Mostra que conta a história do Carvão Mineral  
Ao longo dos mais de 100 anos de atividade, muitos foram os marcos e desafios para o Setor Carbonífero. Nesta quinta-feira (14), à 14h30, na sede da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), em Criciúma, o segmento viverá mais um marco durante a sua longa história que se entrelaça com a dos municípios do Sul catarinense. Na oportunidade, será lançada a nova marca do Carvão Mineral. Uma solenidade que marca um novo momento e busca construir uma nova história.
“Estamos vivendo um novo momento em nosso setor. São mais de 100 anos impulsionando a economia do Sul catarinense.  Temos uma história rica que precisa ganhar luz e ser lembrada, mas muito mais que isso temos que mostrar todas as evoluções que passamos ao longo desses anos na segurança, no meio ambiente e toda a modernização que vivemos. Além disso, temos de mostrar o planejamento para o nosso futuro com a Transição Energética Justa. Essa nova marca é apenas o início de todo esse processo”, explica a presidente do Siecesc (Sindicato da Indústria de Extração do Carvão do Estado de Santa Catarina), Astrid Barato.
Durante a solenidade, será apresentada a nova marca construída pela Agência SDI em parceria com o Siecesc e SATC. Bem como todas as atividades que serão desenvolvidas neste novo momento do Carvão Mineral.
Mostra do Setor Carbonífero no Projeto Cultura Acic
Além do lançamento da marca, o Projeto Cultura Acic receberá a Mostra do Setor Carbonífero, na galeria de arte da entidade empresarial, que trará um resgate da história centenária da indústria que transformou Criciúma e segue impulsionando o Sul catarinense, com a geração de mais de 20 mil empregos diretos e indiretos. Maquetes, uma linha do tempo, obras de arte e um tour virtual em uma mina, através de óculos de realidade virtual, farão parte da mostra.
“Para a Acic, é motivo de grande orgulho sediar este momento marcante para o setor, que lança sua nova marca, assim como receber no nosso projeto de cultura uma mostra que resgata toda a história do setor, ao mesmo tempo, que demonstra também todos os desafios e as oportunidades do mineral na transição para uma economia cada vez mais sustentável”, destaca o presidente da Acic, Valcir José Zanette.
“O carvão mineral é historicamente um dos principais motores do desenvolvimento de Criciúma e da região Sul de Santa Catarina, contribuindo significativamente para o crescimento econômico, social e cultural”, enaltece Zanette.
A coordenadora do Projeto Cultura Acic, Iara Gaidzinski, reforça que o carvão mineral abre uma série de exposições para resgatar e valorizar os segmentos que deram origem à história econômica de Criciúma.
“O Projeto de Cultura abriu uma nova vertente na cena cultural de nossa cidade, valorizando os talentos locais. Neste ano, buscamos inovar ao também resgatar a história de nossa cidade, e nada mais justo do que começarmos com o setor carbonífero, tão crucial economicamente para toda a região”, enfatiza.
A Mostra do Setor Carbonífero estará aberta à visitação até 30 de abril, na galeria de arte da Acic.

 Fotos: Maju Berto/SATC

Colaboração:  Assessoria de Imprensa- Siecesc

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis