Chef PV Show ensina a fazer dois drinks de muita personalidade e bons para diversos momentos.
A bebida é centenária, mas nos últimos anos, se popularizou vertiginosamente. Estou falando do Negroni. De acordo com a história mais disseminada por todo o mundo, o coquetel nasceu em 1919, na cidade italiana de Florença, quando o barman italiano Fosco Scarselli do Casoni Bar, respondeu à demanda de um cliente por uma bebida mais forte do que o Americano, coquetel mais doce que combina Campari, vermute tinto e água gaseificada. Para os entusiastas, O Negroni veio do Americano e o Americano, do Milano-Torino.
Receita de Negroni
Ingredientes: 30 mL de vermute rosso, 30 mL de Campari, 30 mL de gin, 2 rodelas de laranja e gelo.
Modo de preparo: Coloque o gelo e 1 rodela de laranja em um copo. Em seguida, junte o vermute, o Campari e o gin e misture as bebidas com uma colher. Termine colocando a outra rodela de laranja e sirva.
“Orson Welles, cineasta americano, disse na década de 40, que bitter é excelente para o fígado e o gim é ruim para a vida. Então, um balanceia o outro.”
Se o Negroni faz sucesso no mundo todo, no Brasil, temos uma bebida parecida que também é muito consumida. É o rabo de galo. Ele nasceu simples e barato, fez fama no balcão de padarias, ganhou o divertido nome que traduz a palavra coquetel do inglês (cock-tail), e está chegando às cartas de bares descolados.
Receita de rabo de galo
Ingredientes: 50 ml de cachaça envelhecida, 20 ml de vermute Carpano Clássico, 10 ml de Cynar, casca de limão-taiti e gelo.
Modo de preparo: Coloque a cachaça, o vermute e o Cynar em um mixing glass com gelo, mexa até resfriar e coe em um copo baixo. Guarneça com um twist de limão-taiti.
Taí duas belas bebidas para você degustar em diversos momentos. É ótimo como aperitivo e também pós refeições. Beba com moderação, afinal de contas a bebida é feita potencializar sua alegria, não para acabar com a sua festa (risos).