sexta-feira, 29 novembro, 2024
Ultimas noticias

Mudanças na Aneel distanciam retorno de subsídio à Cooperaliança

O retorno do subsídio do Governo Federal para redução da tarifa praticada pela Cooperativa Aliança de Içara ficou mais distante após audiência pública realizada na última quinta-feira, dia 20, na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em Brasília (DF). “A audiência serviu para regulamentar a nova metodologia de cálculo que será utilizada pela Aneel. Uma série de mudanças está sendo realizada pela agência e ela vai mudar por completo a forma como esses subsídios são disponibilizados”, conta o gerente administrativo da Cooperaliança, Reginaldo de Jesus.

Através das notas técnicas já veiculadas pela Aneel e pelo teor do encontro na capital federal, Reginaldo acredita que dificilmente as cooperativas terão este benefício, incluindo a Cooperaliança. “E pelo levantamento que está sendo realizado, há várias cooperativas que têm o subsídio e que vão perder, encarecendo o valor da tarifa de energia oferecida por essas concessionárias”, expõe.

Entre as regras que estão sendo modificadas, há uma que vai definir o futuro deste valor em diversas cooperativas. “Uma das regras básicas para se ter direito é que a densidade de carga seja menor que a subsidiadora, que no nosso caso é a Celesc. A Cooperaliança hoje é maior, assim como a maioria das cooperativas de nossa região. São pouquíssimas as cooperativas que hoje têm carga menor”, relata o gerente administrativo.

 

Especial Jornal Gazeta

 

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis