terça-feira, 16 abril, 2024
Ultimas noticias

MPSC inova e começa a utilizar ferramenta de inteligência artificial para potencializar a atuação em defesa da sociedade

Versão protegida do MS Copilot, ferramenta de IA de última geração, foi apresentada nesta sexta-feira (16) com perspectiva de potencializar as atividades de membros, servidores e estagiários. O Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, classificou o lançamento da ferramenta como um momento histórico para a instituição.

A inteligência artificial agora faz parte da rotina do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). Em uma iniciativa inovadora, o MPSC lançou nesta sexta-feira (16/2) o Microsoft Copilot, ferramenta de IA de última geração que deve dinamizar e potencializar as atividades da Instituição em favor da sociedade.

“Esse é um momento histórico. O MPSC é a primeira entidade governamental de Santa Catarina a contar com uma I.A. desta amplitude, de última geração. Vamos transformar nossa forma de trabalhar e seremos ainda mais resolutivos. Utilizar essa ferramenta em favor da sociedade nos proporcionará ainda mais eficiência na concretização da nossa missão institucional”, ressaltou o Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, durante a apresentação da ferramenta. O evento teve a participação de mais de 300 integrantes do MPSC.
Com o MS Copilot, todos os integrantes MPSC terão à disposição no navegador web ou no smartphone um assistente virtual capaz de compreender linguagem natural, isto é, interagir com os usuários por meio de um bate-papo. Usando os mesmos motores do GPT-4 e DALL-E 3, o Copilot é capaz de produzir textos, resumir documentos, fazer pesquisas on-line e retornar resultados confiáveis, indicando a fonte de onde foram retirados.
“Há muitas utilidades possíveis e é importante dizer que não seremos substituídos pela inteligência artificial. Nossa instituição é feita por pessoas e para pessoas, mas podemos transformar a nossa forma de trabalho. Quem utilizar a ferramenta, vai voar, temos um grande potencial em mãos”, reiterou Trajano.
O Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento e Inovação, Luciano Trierweiller Naschenweng, também celebrou o lançamento do MS Copilot. “É um dia muito especial para o MPSC. Estamos lançando a ferramenta de pesquisa que é um chat de IA protegido no MPSC. Essa ferramenta vai permitir ao usuário que solicite resumos, análises, tabelas, conteúdos e até imagens para facilitar o trabalho do dia a dia da Promotoria de Justiça”, observou.
O Coordenador de Tecnologia da Informação (COTEC), Orlando da Silva Baptista, disse que a instituição vive um divisor de águas. “Essa ferramenta possui um potencial de multiplicar nossa capacidade produtiva em níveis que nem compreendemos ainda. É uma entrega que só foi possível graças à maneira como a Administração Superior tem firmado um compromisso com a inovação”, falou Baptista, na abertura do evento.
“A inteligência artificial tem o poder de mudar vários setores, inclusive aqueles ligados ao Direito”, disse o Gerente de Transformação Digital (GETD), Rodrigo Figueiredo Brelinger. “Com ela, podemos criar soluções eficientes, ágeis e inteligentes. O MPSC, sempre na vanguarda, já traz essa novidade, que pode nos ajudar de diferentes formas, como na criação desse discurso, que foi elaborado pelo próprio Copilot”, falou Brelinger.
Segurança e instruções para uso da ferramenta
Além de ser uma ferramenta de IA de última geração, outra vantagem da versão do MS Copilot implementada no MPSC é a segurança garantida aos usuários. Ao contrário da versão gratuita da ferramenta, a IA disponível aos colaboradores não armazena nenhuma informação no banco de dados da Microsoft, tampouco disponibiliza esses dados na web. O histórico de conversas com o Copilot também é deletado automaticamente sempre que o usuário fecha o bate-papo.
“A primeira palavra é segurança. Não precisamos ficar preocupados, porque as nossas pesquisas, as peças que compartilharmos com a ferramenta, não serão expostas”, sublinhou o Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano.
Informações sobre a segurança e a privacidade da ferramenta, bem como outras instruções sobre o uso do Copilot foram apresentadas pelo Técnico do MP e integrante do Laboratório de Inovação do MPSC (iMPulsoLAB), Pablo Benítez, e pelo Arquiteto de Soluções de Dados de IA da Teltec Solutions, Fernando de Araujo Callejon.
Benítez fez demonstrações sobre os diferentes usos possíveis para o Copilot, como para pesquisar jurisprudências, resumir processos, elaborar notícias e extrair informações precisas de documentos extensos. Callejon apresentou a história da evolução das IAs e, junto de Benítez, tirou dúvidas dos participantes. Além deles, a Diretora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), Lara Peplau, também participou do lançamento.
Sobre o MS Copilot
O Copilot é um programa de Inteligência Artificial Generativa capaz de criar texto com base em seus comandos. Veja alguns exemplos do que ele consegue criar:
  • Resumo de um PDF;
  • Produzir textos com variados estilos e nuances;
  • Repensar frases e parágrafos para melhor leitura;
  • Criar listas de ideias ou parágrafos para inspirar;
  • Pesquisar na internet gerando resumos do encontrado;
  • Extrair frases de um PDF que atendam um determinado tema;
  • Traduzir de e para várias línguas;
  • Corrigir o português, inclusive pedindo atenção a um determinado estilo.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis