A forte chuva que alagou diversas ruas no Centro de Içara na última semana provocou o acumulo de água em demais bairros da cidade, dentre eles Vila Nova. No Loteamento Ana Eliza a água encobriu estradas e o pátio das casas.
De acordo com a moradora Daiane Ramos, o fechamento de um canal impede que a água escoe até o rio, localizado na extrema da comunidade. “Com o fechamento do valo o rio não dá conta de escoar toda água que desce do bairro, ficando assim acumulada na Rua Jovencio João Fernandes, em frente ao rio, que por vez, não possui bocas de bolo”, explica.
Segundo ela, esta não é a primeira vez que isto ocorre. “Em 2008, no Catarina, o rio já encheu e transbordou. Desde então, foi solicitado a drenagem, porém não foi o feito. Já em 2010 teve uma chuva muito forte e os moradores tiveram que fazer a limpeza no rio”, lembra. “Já em 2014, a patrola da Prefeitura fez o alargamento no rio, mas foi uma ação temporária, pois o mato tomou conta da margem estreitando o rio novamente”, finaliza.
Segundo o secretário de Obras, Geraldo Baldissera, o canal foi fechado por particulares. “A Fundação Municipal do Meio Ambiente já notificou o proprietário”, imforma. “Resta ainda uma última análise. Assim que encerrado o processo, deve ser aplicado multa e encaminhado ao Ministério Público”, completa o fiscal da Fundai, Múcio Carlos Bratti Júnior.
Redação Içara News/Foto: Daiane Ramos


















