sábado, 12 julho, 2025
Ultimas noticias

Meteorologista alerta para ventos fortes e mais frequentes

Eventos mais severos e mais frequentes. É esse o quadro que o especialista em previsão do tempo, Carlos Nobre, desenha para o Sul do Brasil nos próximos anos. Em entrevista a Rádio Difusora, o homem é que apontado como a maior autoridade no assunto em todo o país e que representa o Brasil no comitê da ONU que discute as mudanças climáticas, reforçou que o planeta vive um processo de aquecimento em função da ação do homem.
“Desde a revolução industrial, a emissão de gases que provocam o efeito estufa cresceu 40%. Praticamente 98% dos especialistas são categóricos em afirmar que o globo vive um período de aquecimento e nós já estamos vivendo estes efeitos”, explica.
Para Nobre, este aquecimento irá carregar nuvens de tempestade com mais combustível para região, já castigada por cheias e temporais. “Aquele Furacão de 2004 foi algo isolado e não há nenhum indício científico que mostre que ele possa se repetir. Agora fenômenos severos como temporais, chuva, vento e granizo serão mais frequentes e cada vez mais intensos por conta deste aquecimento”, prevê.
Ele também entende que aos poucos o clima no Brasil mudará e alguns livros que tratam o sul e o sudeste como regiões subtropicais terão que ser reescritos. “Vamos viver em um país tropical, onde tem o período de chuva, mais frio e o de seca mais quente. Vamos ter inverno e verão e não mais quatro estações bem definidas. Isso já começa a ser sentido no Sudeste e vai demorar um pouco mais no Sul, mas vai acontecer”.
 
 
Colaboração: Anderson de Jesus/Rádio Difusora

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis