As merendeiras do ensino infantil da rede municipal de Içara receberam nesta segunda-feira, dia 23, uma palestra com foco na motivação e no trabalho em equipe. O encontro aconteceu no auditório do Paço Municipal Ângelo Lodetti e foi conduzido pela palestrante Helena Lima Dias, médica da obesidade.
Ao longo deste ano letivo, as profissionais responsáveis pela alimentação escolar de Içara estão passando por uma série de capacitações para aprimorarem ainda mais o seu trabalho. De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, o município conta com 130 colaboradoras atuando nas cozinhas e refeitórios das escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) municipais.
“A gente está buscando principalmente formar as nossas novas profissionais, para mantermos o padrão de qualidade já estabelecido. As merendeiras já receberam capacitações em boas práticas de higiene, manipulação de alimentos, reciclagem, e agora estamos abordando essa parte de motivação e trabalho em equipe”, explica a nutricionista Rubia Cunha de Souza Raupp, coordenadora da alimentação escolar de Içara.
A próxima palestra que as merendeiras irão acompanhar será com a professora Eliane Albino, que irá ensinar sobre como as crianças poderão aprender, de forma lúdica, a importância de manterem uma alimentação saudável. O encontro deve acontecer em dezembro.
“Quem trabalha na ponta, precisa ter amor e responsabilidade com o que faz. O trabalho que essas merendeiras exercem é importantíssimo, porque influencia diretamente na saúde dos nossos estudantes. Ao capacitá-las, estamos contribuindo para uma melhor qualidade de vida dos mais novos e dando uma segurança aos pais, que não precisarão se preocupar com a alimentação dos filhos enquanto eles estiverem nas unidades”, frisa a secretária da pasta, Elenice Alvim.
Colaboração: Prefeitura de Içara/Comunicação