Historicamente, o dia 08 de março representa uma luta histórica das mulheres por seus direitos, seja pelo sufrágio universal ou por direitos trabalhistas. As pautas se estendem a ocupação da mulher no mercado de trabalho e o empreendedorismo aumenta há cada dia. Ao passar dos anos, as mulheres ocuparam ainda mais espaço e atualmente, de acordo com o Sebrae, o país conta com mais de 9,3 milhões de mulheres à frente de uma empresa. Por isso, apresentaremos a história de Kamila Borges, sócia-proprietária da Maxipas Criciúma.
Quando mais jovem com apenas 21 anos, Kamila junto de seu irmão Marcos acreditavam na ideia de possuir um negócio juntos, contudo não sabiam em que ramo investir. Seu irmão já possuía negócios na cidade de Curitiba (PR) onde ele residia e enquanto buscavam oportunidades, ele conheceu a Maxipas, uma empresa de saúde ocupacional e segurança do trabalho e soube da possibilidade de abrir uma franquia na cidade de Criciúma, onde residem atualmente.
Enxergando esta possibilidade, ambos resolveram investir na atividade e Kamila se tornou sócia-proprietária da Maxipas Criciúma. “Começamos bem pequenos, no início eu era muito jovem, tinha apenas 21 anos e vim aprendendo ao longo dos anos com o Marcos e aprendo até hoje”. A empresa de segurança do trabalho se consolidou e hoje, conta com mais de 4.900 clientes na filial e 10 mil clientes no grupo empresarial. “Felizmente hoje atendemos grandes grupos empresariais e por conta disso, possuímos uma responsabilidade muito grande com nossos clientes.” aponta a empresária.
Ao decorrer dos anos a mulher foi buscando a igualdade de gênero e hoje enxergamos os resultados desta luta, pois o número de mulheres no mercado de trabalho chegou à 45,8% em 2020 segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Por isso, a Maxipas de Criciúma lança hoje a hashtag #ElasFazemAcontecer onde todas estão convidadas a compartilharem seus momentos de trabalho nas redes sociais e assim incentivar a inserção da mulher ao mercado de trabalho e ao empreendedorismo.
Colaboração: Maxipas Criciúma