Diante da crise de abastecimento de combustível, nesses últimos dias tem sido comum ver pessoas se dirigindo aos postos para buscar gasolina ou diesel utilizando galões. Mas, mesmo sendo uma prática comum neste período de extremidade, a informação é que esse tipo de abastecimento gera riscos. Porém, diante das circunstâncias, o que autoridades do assunto recomendam é cuidado.
“Não se deve armazenar em casa, usar de maneira lacrada, usar galões adequados e evitar qualquer coisa que possa gerar faísca para evitar os acidentes”, sugere o médico José Adordo. Ele é membro da Sociedade Brasileira de Queimaduras. O médico destaca que a maioria das pessoas não estão preparadas para lidar com esta situação.
Para a presidente a Associação de Prevenção e Intervenção em Queimaduras (Avance), Ana França, as pessoas devem estar cientes dos riscos para usar de maneira cuidadosa os recipientes com combustíveis. “O que a gente chama a atenção é em relação ao risco de se manter um produto inflamável em casa. Tendo contato com fogo, derrama, respinga no chão e pega fogo no pouco que pingou; dá explosão grande”, destaca.
Com informações da Agência Brasil